PODER PERSONALIDADES

Dia Mundial da Síndrome de Down: 5 influenciadores para conhecer

Nesta segunda-feira (21) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de divulgar informações relevantes sobre o tema, além de relembrar a necessidade de garantir que pessoas com a síndrome tenham acesso às liberdades e direitos. 

Nessa data, uma das discussões de maior evidência é sobre o capacitismo. A palavra com sufixo “ismo” é relativamente nova e se refere ao preconceito dirigido a qualquer pessoa que apresenta uma deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial. Além de representar discriminação e exclusão, o capacitismo também podem ser manifestado sob formas que, a princípio, pareçam positivas: como a superproteção, a piedade e elogios exagerados.

Para ampliarmos a discussão e representatividade dessas pessoas, conheça cinco influenciadores e famosos com a síndrome que se destacam nas redes sociais. Confira!

Gabriel Bernardes

Gabriel Bernardes criou a sua própria marca em 2017, a Downlicia, uma empresa especializada em brigadeiros gourmet. Além de produzir conteúdos para o Instagram, Youtube e outras redes sociais. Ele tem uma Food Bike, na qual realiza diversos tipos de eventos.

Em 2020, ele foi indicado e escolhido como um dos jovens empreendedores mais promissores na Forbes Under30 – Gastronomia. Atualmente Gabriel possui 325 mil seguidores no Instagram. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por DOWNLICIA | Gabriel Bernardes (@downlicia_oficial)

Sofía Jirau

A porto-riquenha Sofía Jirau é a primeira modelo com Síndrome de Down a participar de uma campanha da Victoria’s Secret, marca famosa mundialmente por seus desfiles de lingeries. Em 2020, ela já havia estreado na New York Fashion Week.

Além de modelo, Sofía também é empresária e tem a sua própria linha de roupas e acessórios, a Alavett, criada em 2019. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sofía Jirau (@sofiajirau)

Vitória Mesquita

Em 2021, a influenciadora brasiliense Vitória Mesquita fez uma campanha nas redes sociais para revisar a definição de Síndrome de Down nas buscas do Google.

O Hospital Albert Einstein, que tem parceria com o Google em conteúdos ligados à saúde, abraçou a ideia e, de “doença” – um termo incorreto e ultrapassado – a Trissomia 21 passou a ser tratada no buscador como “condição genética”.

Em seu perfil no Instagram, ela se dedica a falar sobre a Síndrome de Down. “Ficamos muito felizes com a repercussão. Hoje, podemos celebrar! A Google mudou sua referência de definição da T21 e adicionou informações que ajudam na luta contra desinformação e o capacitismo”, escreveu Vitória.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por VITÓRIA MESQUITA | T21 (@hey.viti)

Cacai Bauer

Considerada a primeira influencer com Síndrome de Down do Brasil, a baiana Cailana Eduarda Bauer Lemos já fazia sucesso no Instagram e YouTube – e agora se destaca no TikTok, com quase 2 milhões de seguidores. Ela faz postagens sempre bem-humoradas, com piadas e muita música e dança.

Além de produzir conteúdos sobre a síndrome, a influenciadora e atriz faz vídeos relacionados à moda e estilo de vida. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cacai Bauer (@cacaibauer)

Dudu do Cavaco e Vitoria Rosa

O músico Dudu do Cavaco e a modelo Vitoria Rosa, ambos com Síndrome de Down, se casaram neste ano. Nas redes sociais, eles mostram a importância da inclusão para o desenvolvimento da sociedade.

Vindo de uma família de músicos, o mineiro Dudu empunhou o pandeiro aos seis e começou a ter aulas de cavaco. Começou a ser convidado para tocar aos 12. Hoje, ele tem uma sólida carreira como músico e é uma grande referência no assunto. Vitória Rosa é influenciadora digital e produz conteúdos sobre sua vida cotidiana e a carreira como modelo. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vitoria Rosa (@vitoriarsalgadooficial)

Deixe um comentário