Conheça Julia Soares, a medalhista olímpica que foi capa da edição de Personalidades
Natural de Curitiba (PR), Julia Soares é atleta do Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin) e da Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Desde 2018, a ginasta é destaque em competições nacionais e internacionais. Com uma trajetória marcada por desafios, incluindo lesões, Julia se destacou nas Olimpíadas Paris 2024, alcançando uma medalha olímpica e se tornando a sétima melhor do mundo na final da trave.
Conheça um pouco mais sobre a medalhista olímpica Julia Soares:
Como começou a sua jornada na ginástica?
Minha trajetória no esporte começou pela paixão dos meus pais pela ginástica. Comecei com apenas 4 anos, e minha primeira inspiração foi minha irmã. À medida que fui evoluindo, outros atletas que também marcaram a história da ginástica passaram a me inspirar.
Qual foi o momento mais desafiador da sua carreira até agora?
Um dos momentos mais desafiadores foi quando enfrentei algumas lesões. Durante esse período, cheguei a duvidar se deveria continuar no esporte que tanto amo. No entanto, tive o apoio incondicional da minha família e de muitas outras pessoas ao meu redor, o que me ajudou a superar esse desafio.
Você tem algum ritual ou hábito antes de alguma competição importante?
Eu sempre oro e entro em todos os lugares com o pé direito.
Quem te inspira?
A minha mãe e a minha irmã.
Qual foi a sua conquista que mais te marcou até hoje?
É difícil escolher apenas uma conquista, mas a que mais me marcou foi minha participação na final da trave nas Olimpíadas de Paris 2024. É uma competição difícil, mas graças a Deus consegui alcançar essa final e hoje sou a sétima melhor do mundo. Essa foi a maior conquista da minha vida.
Como você faz para equilibrar a sua vida pessoal com a vida profissional?
Procuro sempre ser feliz e aproveitar cada momento. Eu concilio isso da melhor forma e hoje eu sou muito feliz.
Qual dica você dá para jovens que querem seguir uma carreira na ginástica?
Não deixar que outras pessoas tirem sua essência. Eu acho que você só deve deixar as pessoas que realmente querem o seu bem e querem te ver feliz ao seu lado.
Como você se vê daqui a 10 anos?
Daqui a 10 anos, me vejo como uma medalhista olímpica, cheia de conquistas e realizações. E é claro que eu quero ter o meu ginásio.
*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.