Do Mystère 20 ao Falcon 8X: conheça a história da marca Dessault
“Para que uma aeronave voe bem, ela deve ser bonita“, disse Marcel Dassault. Já bem conhecido pelos elegantes caças Mirage, Dassault – o homem e a empresa – provou o ditado mais uma vez em 4 de maio de 1963, com o primeiro voo do Mystère 20, o primeiro jato executivo da empresa. De olho no considerável mercado americano, o Mystère 20 logo seria rebatizado como Falcon 20.
Sessenta anos e mais de 2.700 jatos executivos depois, a Dassault Aviation continua a tradição de construir aeronaves bonitas e de tecnologia avançada.
“A fórmula não mudou”, disse o Presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier. “Toda aeronave da Dassault deve ter excelente manuseio, belas linhas e construção robusta. E, é claro, deve oferecer conforto de última geração.”
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O Falcon 20 impressionou alguns dos principais líderes da aviação da época, incluindo Charles Lindbergh, o executivo-chefe da Pan Am, Juan Trippe, e o fundador da FedEx, Fred Smith. Ele deu origem a 27 tipos de modelos diferentes que encontraram compradores ávidos entre empresários, agências governamentais e forças armadas de várias nações. Seus recursos de segurança pioneiros, incluindo o uso de estruturas e sistemas robustos de caças, estabeleceram o padrão para inúmeras melhorias de segurança futuras, desde monitores head-up no cockpit até controles de voo digitais – tecnologia que, posteriormente, se tornou generalizada em todo o setor.
Hoje, os fortes valores corporativos da Dassault, o espírito de design e o foco incansável em linhas elegantes, por dentro e por fora, estão incorporados em dois modelos totalmente novos, o Falcon 6X de 5.500 nm e o Falcon 10X de 7.500 nm. Essas aeronaves apresentam as maiores seções transversais de cabine da aviação executiva, estabelecendo um novo padrão de conforto para passageiros de longo alcance.
Cada uma delas foi reconhecida pela comunidade de design com prestigiosos prêmios de design de interiores. O 6X, que entra em serviço este ano, é equipado com o sistema de controle de voo digital mais avançado da Dassault até o momento. O 10X, que está nos estágios iniciais de montagem, virá com sistemas e recursos de segurança ainda mais avançados.
O primeiro jato executivo da Dassault decola
Pouco depois das 17 horas do dia 4 de maio de 1963, os pilotos de teste René Bigand e Jean Dilliare “aceleraram”, como lembra um relato histórico, levando o Falcon 20 para um voo inaugural de uma hora.
O voo ocorreu no final do dia por causa da visita de Charles Lindbergh, que passou por lá para inspecionar o novo jato executivo em nome da Pan Am. Foi somente depois que ele partiu da fábrica de montagem final da Dassault em Mérignac, perto de Bordeaux, que a equipe de voo preparou a aeronave para o voo.
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Segundo consta, Lindbergh enviou um telegrama ao CEO da Pan Am, Juan Trippe: “Encontrei nosso pássaro”. A companhia aérea prontamente encomendou 40 unidades com opção para mais 120 e criou a Pan Am Business Jets para administrar suas operações de jatos executivos. Mais tarde, a nova entidade evoluiu para a Dassault Falcon Jet (DFJ), uma afiliada integral da Dassault Aviation. Com sede em Teterboro, Nova Jersey, a DFJ é responsável por representar e dar suporte aos Falcons nos EUA e em outras partes do Hemisfério Ocidental.
Mais pedidos
Em 1973, Fred Smith lançou a FedEx com uma frota de 33 aeronaves Falcon 20 modificados com uma grande porta de carga, ajudando a colocar a empresa no caminho do sucesso. Na década de 1980, a Guarda Costeira dos EUA encomendou 41 Falcon 20 (designados como HU-25) modificados para busca e resgate. No total, a Dassault construiu cerca de 500 aeronaves da série 20.
Uma história de avanços contínuos
Nos anos seguintes, a empresa lançou uma série de modelos de aeronaves amplamente considerados pelos pilotos como um dos melhores jatos executivos para voar. Atualmente, mais de 2.100 Falcons estão operando em mais de 90 países, em todo o mundo.
O modelo mais vendido tem sido o Falcon 2000, um gêmeo altamente econômico e supereficiente que tem sido continuamente atualizado para permanecer no topo de sua classe. Cerca de 700 foram entregues até o momento.
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O segundo modelo mais vendido foi o Falcon 900, que também passou por várias atualizações. Até o momento, mais de 550 dessas aeronaves foram entregues, incluindo duas que foram recentemente entregues à Royal Air Force para serviço de transporte VIP.
A linha “fly-by-wire” Falcon 7X/8X também é muito popular. Cerca de 400 desses modelos ultraeficientes, versáteis e de longo alcance saíram da linha de montagem.
“Por meio desses diferentes modelos, construímos um legado sólido e uma base sólida de conhecimento tecnológico que nos deixa confiantes em nossa capacidade de continuar desenvolvendo novos produtos que atendam plenamente às expectativas dos clientes”, disse Trappier. “Sessenta anos depois, os Falcons ainda são completamente distintos no mundo dos jatos executivos: bonitos, agradáveis de voar e sempre na vanguarda da tecnologia, trazendo benefícios de segurança, conforto e produtividade para os operadores de todo o mundo.”