Segreto di famiglia: Bibiana Paranhos se inspira nas origens italianas para próximas coleções
A relação de Bibiana Paranhos com as joias ganhou um brilho especial após a designer desvendar a própria origem familiar. Em um bate-papo com a equipe da TOPVIEW, no luxuoso Nomaa Hotel, ela dividiu os detalhes dessa descoberta.
Durante a pandemia, o irmão de Bibiana a convidou para participar de um grupo de WhatsApp no qual a família italiana da designer de joias se reunia. Os Bisognin – sobrenome de registro da artista – buscavam conhecer os familiares que já não viviam na Europa.
LEIA TAMBÉM: Argentum: joalheria das estrelas lança marca focada em prata
A procura é justificável: durante o fim do século XIX e início do século XX, mais de 800 mil imigrantes europeus vieram ao Brasil em busca de oportunidades de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42% dos imigrantes vindos nessa época eram italianos. Boa parte deles se instalou em São Paulo e no Rio Grande do Sul – estado de nascimento de Bibiana.
Com o divórcio dos avós dela, a família rompeu laços e esteve separada até o momento em que a designer aceitou o convite para participar do grupo. Essa atitude mudou completamente a maneira dela enxergar a própria história.
“Foi uma carga de emoções e descobertas”, ressalta. Ao descobrir as origens italianas, Bibiana percebeu algo que sempre esteve em seu coração e que correu em suas veias: a Itália é um dos berços da joalheira mundial. Foi por esse motivo que se manteve ligada a essa área.
CONFIRA: Muito mais do que joia, uma forma de contar grandes histórias
Quando mais jovem, Bibiana insistiu em um curso de design de joias em Milão. Filha única, não recebeu o apoio da mãe para realizá-lo. Mas o país a chamava e ela passou a empreender para juntar o valor necessário para fazer as aulas.
Anos mais tarde, foi convidada pela Embaixada Brasileira na Europa para compartilhar com as mulheres brasileiras os desafios e as vantagens de empreender. A palestra foi ministrada em Milão. Mas isso está longe de ser apenas uma coincidência: a região fazia parte do DNA de Bibiana.
A reunião familiar
Instigada a conhecer ainda mais sobre a origem dos familiares, Bibiana foi, pela primeira vez, em 2022 para visitar a família. E, empolgada com o momento, decidiu organizar uma grande festa para reunir os Bisognin.
ASSISTA: clique aqui para ver o emocionante encontro
Realizada na região do Vale Vêneto, no Rio Grande do Sul, a festa feita para 150 pessoas celebrou a música, a gastronomia e a cultura italianas. Emocionada, Bibiana conta que foi um momento lindo, com muita união familiar.
Sobre os primos, a designer de joias elogia: “são pessoas que aprenderam a se doar por bondade aos outros”.
O futuro de Bibiana Paranhos
Empoderada pelas origens italianas, a profissional revela que, em breve, o público conhecerá um novo momento da marca. “A partir do momento em que sou uma artista que criou um nome consolidado no Brasil, quero que o meu público saiba quem sou e descubra a origem do meu serviço”, diz.
E agora, claro, toda essa descoberta importante será transformada em arte! Bibiana Paranhos prepara coleções inspiradas na cultura italiana — as paisagens, os personagens icônicos e a história do país serão refletidas no brilho das novas joias da marca.
Ainda, a designer de joias fará uma exposição no Museo del Gioiello (Museu das Joias) na região de Vicenza — uma das regiões mais importantes para a ourivesaria mundial.