A brasilidade em destaque mundial
“Todo mundo pode cozinhar” é o icônico lema do chef Auguste Gusteau na animação da Pixar Ratatouille, frase que marcou uma geração por expressar a importância de democratizar a alta gastronomia.
Fora das telas, a realidade se impõe e os profissionais que comandam as cozinhas pelo Brasil lidam com a dualidade entre o impossível e o real. Alguns se destacam e marcam presença no ranking internacional The Best Chef Awards, considerado o “Nobel da culinária”.
Ao todo, cinco chefs brasileiros, de diferentes cantos do país, estão entre os 100 melhores cozinheiros do mundo, desde a última classificação, em 2021. Em setembro, acontece uma nova edição – desta vez em Madrid – e os dedos estão cruzados para que o pódio brasileiro só aumente.
O reconhecimento de ter o país vivo na classificação reforça não só que a democratização da culinária é possível, como sonhou Gusteau, mas também que a pluralidade de sabores e culturas é valiosíssima para manter as tradições nacionais vivas ao redor do globo.
Paraná
Manu Buffara
De Maringá (PR), Manu Buffara formou-se em Jornalismo e atuou na hotelaria antes de ingressar na culinária. É dona do restaurante Manu, em Curitiba, e ocupa 21ª posição.
São Paulo
Alex Atala
Paulista de São Bernardo do Campo, ocupa a oitava posição na lista. Já se aventurou em um mochilão pela Europa, onde teve os primeiros contatos com a gastronomia profissional. Está no comando do também reconhecido internacionalmente D.O.M., em São Paulo.
São Paulo
Jefferson Rueda
Natural de São José do Rio Pardo, é proprietário de conhecidíssimos estabelecimentos, como a Casa do Porco e a Sorveteria do Centro. Começou a carreira como açougueiro para depois cursar Gastronomia no SENAC. Ocupa atualmente a 92ª posição no ranking.
Rio Grande do Sul
Helena Rizzo
A gaúcha Helena Rizzo está na 83ª posição e já desfilou pelas passarelas antes de se tornar uma das maiores chefes de cozinha do mundo. Conduz o Maní, em São Paulo, também um restaurante premiadíssimo internacionalmente.
Rio de Janeiro
Rafa Costa e Silva
Rafa é carioca e está na 96ª posição. Ficou conhecido pelo brasileiro comum depois de assumir o protagonismo de um famoso reality show de culinária. É o grande nome por trás do Lasai, no Rio de Janeiro.
*Sob supervisão de Rodrigo Sigmura.
**Matéria originalmente publicada na edição #266 da revista TOPVIEW.