Prêmio Personalidades TOPVIEW: Psicólogo do Ano
LIDIA WEBER (VENCEDORA)
Psicóloga
“Sempre é preciso lembrar que podemos aprender mais e que a vaidade não pode nos estagnar, por acharmos que já chegamos ao topo.” A frase de Lidia Weber a faz manter-se atual e relevante. Nascida em Santos (SP), a psicóloga veio morar com os tios em Curitiba para ter melhores oportunidades de estudo. Os valores passados por sua família a fi zeram interessar-se pela pesquisa e pela relação educativa entre pais e filhos. Lidia passou grande parte de sua carreira dedicada aos estudos e logo começou a atender crianças e adolescentes em clínica. Em 1982, aos 24 anos, estreou como professora e pesquisadora na UFPR – e não parou: fez duas especializações, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Toda a sua pesquisa em Psicologia Experimental, também conhecida como Análise do Comportamento, rendeu 13 livros, centenas de artigos em revistas científicas e diversas palestras em países como França, Rússia e Marrocos. A curiosidade pelo comportamento humano faz Lidia buscar novas formas de entender diferentes atitudes para proporcionar uma melhor qualidade de vida – sempre com empatia, compaixão e generosidade. Mesmo aposentada, Lidia não se deu como satisfeita. “Enquanto puder, vou continuar pesquisando, formando novos pesquisadores por meio da orientação de mestrandos e doutorandos e escrevendo muito”, comenta a psicóloga, que segue como professora voluntária da UFPR e está prestes a lançar novos livros.
AKIM ROHULA NETO (FINALISTA)
Psicólogo
A paixão de Akim Rohula Neto pela psicologia surgiu aos 14 anos, como paciente. Para ele, estar do outro lado o fez buscar entender melhor a psicologia. Amante dos estudos e das pesquisas, o especialista em psicologia corporal, sistêmica e programação neurolinguística (PNL) começou sua carreira se dividindo entre o controle de qualidade na empresa de seu pai, sua clínica e palestras. Autor de dois livros, Akim atribui seu sucesso ao tripé seriedade, qualidade e leveza. “A inquietude sempre me leva a buscar criar algo novo e acredito que isso é um diferencial tanto de mercado quanto nos atendimentos”, conclui o psicólogo.
EMANUELLE ARAÚJO (FINALISTA)
Psicóloga e Coach
Mineira, Emanuelle Araújo passou oito anos trabalhando com recursos humanos. Veio para Curitiba em 2008, mas apenas em 2013 abriu seu próprio consultório e passou a se dedicar à psicologia como a conhecemos. “Escolher a área como profissão faz parte da minha vontade natural de entender a mente humana e poder contribuir para que as pessoas sejam mais felizes, alinhando suas vidas e carreiras”, explica. Hoje, também é professora universitária e, persistente e sonhadora, está em busca de atingir mais pessoas por meio de uma presença digital.
CITADOS PELOS JURADOS
Fernanda Roche, Isabela Poli, Jussara Janowski Carvalho, Maria Cristina Neiva de Carvalho, Nadja Pinheiro, Priscila Frehse e Rudinalva Silveira.