Prêmio Personalidades TOPVIEW: Presidente de Empresa
LUIZ FERNANDO PEDRUCCI (VENCEDOR)
Presidente da Renault para a América Latina
O engenheiro mecânico Luiz Fernando Pedrucci acaba de assumir mais um desafio dentro da montadora francesa Renault. Desde o dia 1º de novembro, ele responde pela presidência da empresa na América Latina, depois de mais de um ano à frente da montadora no Brasil. Pedrucci, de 44 anos, está na Renault desde 1997, antes mesmo da conclusão das obras na fábrica brasileira, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e que só foi inaugurada em 1998. Dentro da multinacional, Pedrucci desempenhou diferentes funções. Em 2012, ocupou a diretoria de Supply Chain da Região Américas. Quatro anos depois, assumiu o comando da Renault Colômbia (SOFASA) como presidente e diretor-geral, levando a subsidiária a obter recordes históricos de vendas e participação de mercado e fazendo dela uma das 40 maiores empresas do país.
Em maio de 2017, assumiu a presidência da montadora no Brasil. Sobre a nova função, Pedrucci usou suas redes sociais (LinkedIn) para agradecer o apoio da família e da equipe da Renault do Brasil nessa nova conquista. “Assim como tive muito orgulho de ser o primeiro brasileiro a se tornar presidente da Renault do Brasil, sinto-me muito honrado em ser o primeiro latino-americano a ser presidente Latam”, destacou. Na América Latina, a Renault tem presença comercial em quatro países: Brasil, Argentina, Colômbia e México. Esse sistema é complementado por importadores em quase todos os outros países da região. Quatro fábricas no Brasil, uma na Argentina, uma na Colômbia e uma no Chile formam o aparato industrial da região. Em 2017, a participação de mercado da Renault na região ficou em 6,7%, com um volume total de 390 mil carros vendidos.
ANÍBAL TACLA (FINALISTA)
Diretor do Grupo Tacla Shopping
Aníbal Tacla herdou do pai, Mounif Tacla, imigrante sírio que chegou ao Brasil na década de 1930, o tato para os negócios. Com a morte de Mounif, assumir a gestão dos negócios, em parceria com os irmãos, era seguir o fluxo natural das coisas. Mas a família Tacla, que até então estava focada no setor têxtil, ampliou sua área de atuação. Sem perder o foco do comércio, os irmãos Tacla uniram entretenimento e serviços e passaram a investir no segmento de shopping centers. Hoje, são sete empreendimentos em operação e outros quatro em construção, entre eles o Jockey Plaza, em Curitiba. “Nossos empreendimentos são, além de centro de compras, ambientes de conveniência e convivência. A necessidade do nosso cliente é pensada de forma ampla, para que ele se sinta acolhido. Queremos que ele tenha uma experiência que vá além do ambiente de compras”, afirma.
O terceiro finalista não autorizou sua participação no prêmio.
CITADOS PELOS JURADOS
Helio Bruck Rotenberg, José Damigo Neto e Marcio Viana.