Prêmio Personalidades TOPVIEW: Médico
COSTANTINO COSTANTINI (VENCEDOR)
Cardiologista
Aos 73 anos, Costantino Costantini é um dos mais respeitados cardiologistas do país, mas poucos sabem que, do menino nascido em San Juan, Argentina, quase saiu um jogador de futebol. Formado em medicina, ele se apaixonou por cardiologia, especialidade que cursou no Brasil, na Universidade de São Paulo, assim que conseguiu seu diploma. Depois, estudou, ainda, nos Estados Unidos. Em 1975, por pressão da família, ele retornou ao país natal. Mas era para dar Brasil. Após revalidar seu diploma em Londrina, Costantini recebeu um convite para vir a Curitiba. Aos 31 anos, casado e com três fi lhos, ele encontrava seu lugar – e de destaque: trabalhou no Hospital Evangélico e na Santa Casa, onde fez a primeira angioplastia da América do Sul. A relevância ainda se dá pelo atendimento. Não se espante se passar horas em consulta com ele nem se levar um puxão de orelha. Para Costantini, é preciso analisar o paciente a fundo e entender todos os problemas, envolvendo – ou não – o coração. E, se a análise for negativa, prepare-se para uma mudança de hábitos. Ele acredita que um novo comportamento é essencial para prevenir e melhorar possíveis condições. A confiança em seu trabalho chegou à Seleção Brasileira de Futebol, com vários atletas tendo passado por exames no seu Hospital Cardiológico Costantini antes da Copa do Mundo de 2010. “Não sei o que o destino me reserva, mas estou sempre na esperança de fazer a melhor cardiologia, com a melhor tecnologia”, conta, com sotaque ainda marcante, o médico de referência, que em breve lançará o livro O Destino de Minha Vida.
JOSÉ CANDIDO MURICY (FINALISTA)
Cirurgião plástico e capilar
Ele poderia estar na categoria de esportes, já que convites para jogar basquete profissional não faltaram em sua juventude. Mas, inspirado pelo bisavô, considerado o primeiro médico de Curitiba, José Candido Muricy seguiu o caminho da medicina. Já atuou como cirurgião geral e plástico e, atualmente, segue atendendo em clínica e como cirurgião capilar, suas especialidades. Fundou, ainda, a Organização Médica Clinihauer, a Clínica Muricy (referência em transplante capilar) e o Hospital Dr. Muricy. “Hoje, eu diria que cada acontecimento é fruto desse caminho”, avalia, do alto dos seus 50 anos de carreira. Considerado um dos primeiros a realizar a cirurgia corretiva de calvície no Paraná, ele deseja continuar operando, estudando e ensinando.
MAITÊ CÉSAR (FINALISTA)
Médica especialista em medicina preventiva
Sempre que podia ir à escola vestida conforme a profissão que gostaria de seguir, Maitê César ia de médica. A curitibana, graduada em Teresópolis (RJ), até começou aqui uma especialização em clínica médica, mas optou por seguir sua paixão: a medicina preventiva. “Minha mãe me criou de maneira mais natural. Então, eu não entendia esse tipo de tratamento muito voltado para o remédio”, explica Maitê, que atende em sua clínica visando a uma melhora na saúde e na qualidade de vida de seus pacientes. Com apenas 28 anos, ela está fazendo sua segunda especialização e acumula cerca de 15 cursos.
CITADOS PELOS JURADOS
Álvaro Chamecki, Alvaro Silveira Neto, Aramis Pedroso, Cadri Massuda, Carios Soares, Camila Prestes, Carlos Miner Navarro, Dayane Issaho, Edson Azuma, Gilson Yared, José Rocha Faria Neto, Julio Coelho, Leide Parolin, Lidia Garbers, Mara Lúcia Cordeiro, Marcelo Oliveira, Marcelo Roblis, Maria Cristina Sartor, Paulo Andriguetto, Ricardo Moreira e William Yousef.