Finalistas dos Prêmio Personalidades TOPVIEW: Advogado de 2018

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Melhor Advogado

Os três grandes profissionais foram eleitos pelo júri da categoria com base em seus feitos ao longo da carreira

Compartilhe
Personalidades TOPVIEW Advogado RENÉ ARIEL DOTTI

RENÉ ARIEL DOTTI

Advogado e Prof. Titular de Direito Penal da UFPR

Aos 84 anos, René Ariel Dotti é um dos maiores juristas brasileiros em Direito Penal ainda na ativa. Advogado há 60 anos, possui um extenso currículo, que inclui a publicação de vários livros, a colaboração em diversos projetos de lei e comissões legislativas e a atuação jurídica em casos de destaque nacional e internacional. Em 2017, Dotti roubou a cena durante o primeiro depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba. No depoimento de Lula, Dotti, que era assessor de acusação e representante da Petrobras, pediu a palavra para criticar a conduta dos advogados que faziam a defesa do ex-presidente. O vídeo ganhou destaque na imprensa e viralizou nas redes sociais. Seu escritório em Curitiba, fundado há 57 anos, conta com 26 advogados, que atuam em diversas áreas do direito. Para o “professor René” – como é chamado pela maioria dos conhecidos e clientes –, trabalho, estudo e perseverança são as palavras de ordem que o guiaram durante toda a carreira. No entanto, o advogado afirma que seus maiores desafios profissionais aconteceram durante o regime militar no Brasil, entre 1964 e 1985. Nessa época, defendeu políticos, jornalistas e sindicalistas perseguidos pela ditadura, muitos deles pro bono – ou “sem a cobrança de honorários”. O reconhecimento veio em forma de amigos e condecorações: “Por essa atuação, recebi homenagens da Câmara dos Deputados e dos Conselhos Federal e Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil”, relembra o advogado, que até hoje é destacado por sua luta pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão.

MARÇAL JUSTEN FILHO

Advogado, Mestre e Doutor em Direito Público

Personalidades TOPVIEW Advogado 2018 Marçal Justen Filho
Marçal Justen Filho (Foto: Divulgação)

Marçal Justen Filho está à frente de um dos mais renomados escritórios de advocacia nas áreas de Direito Público e Empresarial. Com unidades em Curitiba, São Paulo e Brasília, o Justen, Pereira, Oliveira & Talamini conta hoje com 34 advogados e atende clientes em todas as regiões do Brasil. Mestre e doutor em Direito Público, Justen Filho foi professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) até 2006. Depois de viver quatro anos nos Estados Unidos, hoje mora em Brasília, de onde conduz as atividades do escritório. Autor de diversos livros na área jurídica, afirma que o grande desafio consiste em conciliar conhecimento e habilidade na atividade advocatícia.

NELSON WILIANS

Fundador e Pres. do Escritório Nelson Wilians & Advogados Associados

Personalidades TOPVIEW Advogado 2018 Nelson Wilians
Nelson Wilians (Foto: Divulgação)

Nelson Wilians é responsável pelo maior escritório de advocacia do Brasil, o Nelson Wilians & Advogados Associados, segundo um ranking elaborado pelo anuário Análise da Advocacia 500. Presente em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras, o NWADV conta com 37 filiais e mais de 3 mil colaboradores. Para o advogado, nascido em Cianorte (PR), seu maior desafio à frente do escritório é manter o ritmo de crescimento sem perder a filosofia de valorização dos profissionais e a forma de trabalhar, que busca priorizar o relacionamento com o cliente. “Hoje, me considero um bom advogado, mas, principalmente, um incentivador de pessoas”, destaca.

CITADOS PELOS JURADOS

Alexandre Wagner Nester, André Guskow Cardoso, Carlos Eduardo Manfredini Hapner, Carlos Zucolotto Junior, Cesar A. Guimarães Pereira, Eduardo Talamini, Fernão Justen de Oliveira, Gerson Vanzin, Glaucia Vieira Marins de Souza, James José Marins de Souza, João Casillo, Marcelo M. Bertoldi, Nereu Domingues, Rafael Wallbach Schwind, Rogéria Dotti e Rosângela Moro.

In this article

Join the Conversation