PODER

Personalidades do Direito debatem a importância da legislação eleitoral

Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral reúne juristas de todo o país em evento totalmente digital e inovador

O Paraná está inserido no contexto nacional de debates políticos eleitorais, com ênfase e destaque para profissionais com ama expertise no tema: Direito Eleitoral. Essa experiência e atuação tornam viável a realização do mais importante Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que está em sua sétima edição, sob a realização do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).

VEJA TAMBÉM: Sandra Comodaro: a líder feminina que inspira outras mulheres

Este ano, em função da pandemia e da necessidade de se manter o distanciamento social, o evento também se tornará o mais inovador da área, transmitido virtualmente por plataformas digitais, propiciando a interatividade dos participantes de todo o País. O VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), tem como objetivo promover o diálogo e ampliar os horizontes do ensino multidisciplinar, dialogando com temas do direito, política, comunicação e tecnologia.

Algumas personalidades jurídicas marcam presença no CBDE como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso, o também ministro do STF, Edson Fachin que é vice-presidente do TSE, assim como o também ministro do STF, Gilmar Mendes e os ministros do TSE, Sérgio Banhos, Tarcísio Vieira de Carvalho e Carlos Mário Velloso Filho. Outras referências do Direito como o ex-ministro da Defesa e do STF, Nelson Jobim, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lossio e a advogada Maria Claudia Bucchianeri, especialista em Direito Eleitoral também confirma presença. Com esses palestrantes, os participantes podem experienciar e entender como eles interpretam as regras do tema e quais suas principais teses afins.

“O VII CBDE será não apenas o maior e melhor, mas o mais inovador e mais disruptivo evento de direito eleitoral do País”, descreveu a presidente do Iprade, Ana Carolina Clève. A organização do congresso quer ampliar a diversificação do debate, propiciando o encontro de muitos juristas que atuam nas diversas áreas do direito: advocacia, Ministério Público, magistratura e ministros dos tribunais superiores.

A equipe do GSG Advocacia, participante ativa do CBDE, vai contribuir para debates e análises alinhadas com a prática rotineira e abrangente dos seus representantes. O fundador do GSG, especialista da área, Guilherme Gonçalves mediou, nesta segunda-feira (17), o debate que contou com a participação da Secretária Geral do TSE, Aline Osório. Gonçalves também apresenta o TED Alike com o tema “Desafios das convenções partidárias virtuais e as oportunidades para promoção da Democracia intrapartidária”, no dia 20 de agosto,  9 horas.  “Participar do maior Congresso Brasileiro é um privilégio e um desafio. Os profissionais mais respeitados do Direito no Brasil estarão envolvidos e ministrando palestras, debates, conferências, enfim, participando da forma mais profunda e produtiva que se pode imaginar. O tema eleições, que é uma das minhas áreas de atuação, tem maior importância num ano como este. Em 2020, vamos ter um pleito impactado pelos reflexos da pandemia e, mais do que isso, uma campanha impactada pela pouca mobilidade, então será um momento histórico e ímpar para a nossa Democracia. Discorrer sobre essa organização é muito importante para que os atores do processo político eleitoral saibam como agir, dentro das regras eleitorais”, ressalta Gonçalves.

A programação completa pode ser conferida aqui.


Serviço
A 7ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), tem realização do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e co-realização do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) e do Centro Universitário Unibrasil.
Quando: 17 e 21 de agosto.

Deixe um comentário