O luxo no “novo normal” das empresas
Chegamos a uma nova era, a um “novo Novo”, que começou bem antes. A pandemia somente acelerou esse processo. Agora,
o que importa não é apenas atingir as metas ou estar à frente do mercado; é preciso estar carregado de propósito e manter o controle do futuro da sua empresa.
É necessário entender que uma organização nunca está pronta, afinal, aprendemos todos os dias e precisamos colocar isso em prática com a busca por inovação. Inovar é agregar valor utilizando tecnologias disruptivas e incentivando os times a criarem e saírem da zona de conforto.
É importante ter uma cultura organizacional bem estruturada, com equipes que acreditam e fazem acontecer. Ninguém, nem mesmo o melhor CEO do mundo, consegue fazer as coisas sozinho. É como a famosa frase: “uma corrente é apenas tão forte quanto seu elo mais fraco.”
É fácil? Não. Mas se essa proatividade fizer parte dacultura da companhia, se ela estiver aberta a experimentar e a análise de dados se tornar rotina, as tomadas de decisões serão mais fáceis. Tudo isso com menos burocracia, mais agilidade e, principalmente, comunicação, comunicação, comunicação – transparente, aberta e direta.
Para que esse arranjo inovador e disruptivo funcione, é necessário aprofundar o conhecimento e medir os resultados sempre. Tudo é mensurável e qualquer coisa é conhecível. Basta usar as ferramentas certas e olhar sempre para o futuro, nunca para o passado.
E mais: os consumidores querem se identificar com as empresas. Quanto mais conseguirmos proporcionar experiências que os impactem, maior a nossa relevância. Esse movimento torna-os embaixadores da marca. Dentro do segmento de odontologia, percebemos que os consumidores não estão mais buscando o dentista apenas quando algo os incomoda. Hoje, eles buscam estética, bem-estar e autoestima.
Sabemos que já estamos prontos para o consumidor do amanhã. Até porque luxo, nos dias de hoje, é reinventar-se. É estar pronto para o novo normal – muito antes de saber como ele será.
*Coluna originalmente publicada na edição #243 da revista TOPVIEW.