LUTO: O homem que ajudou a construir o Paraná
Em uma conversa informal com um dos motoristas do Grupo RIC, ele contou sobre o momento em que precisou levar o Doutor Mário para Florianópolis certa vez. Fez questão de frisar a simpatia e a simplicidade do fundador do Grupo RIC. Conversaram por toda a viagem, ele disse: “bem tranquilo, nem parecia que era essa figura importante”.
Essa é apenas uma das lembranças que ficam na memória de quem teve o prazer de conviver com o advogado e empresário Mário José Gonzaga Petrelli, falecido nesta quarta-feira, aos 84 anos. Petrelli deixa um legado vasto e inspirador, em especial pelas decisões corajosas que tomou ainda nos anos 1970, quando criou o que viria a ser o Grupo RIC – primeiro como rádio, em 1975, depois com a concessão da TV Cultura, em 1976.
Hoje, o projeto audacioso que criou há mais de três décadas expandiu-se e transformou-se em cinco empresas, sendo elas as afiliadas da rádio JovemPan no Paraná, as emissoras afiliadas à Record TV no estado, a revista TOPVIEW, o portal RIC Mais e a unidade de negócios digitais RIC HUB. Dr Mário viu seu esforço de 1975 transformar-se no Grupo RIC – Rede Independência de Comunicação, um dos maiores do setor no sul do país. Mas manteve sempre a mesma essência às origens: dar valor ao regionalismo, aos que produzem e constroem o nosso lugar.
Petrelli acreditava na importância do trabalho. Para ele, é isso “o que dá as condições – não só para o indivíduo, mas para a estrutura de uma nação”. Sua crença é visível em suas conquistas – e lhe rendeu o Prêmio Ricardo Pasquini, promovido pelo Instituto TMO, em 2019, dedicado a personalidades que se dedicam, dia a dia, a melhorar a sociedade.
O empresário figura, também, entre os 14 grandes porta-vozes do Paraná, homenagem de Aroldo Murá Haygert, um dos jornalistas mais respeitados do estado, às grandes personalidades da nossa terra.
Mário Petrelli dá nome ao troféu do Prêmio Personalidades TOPVIEW, premiação que homenageia os maiores nomes de suas áreas. Ao falar sobre o prêmio, em 2018, Petrelli frisou que é “dedicado ao produtor, àquele que dá exemplo para que se construa um Brasil melhor”.
Aqui, gostaríamos de deixar nossa homenagem a um dos grandes produtores da história do Paraná, que certamente é exemplo para construirmos um Brasil melhor. Descanse em paz, Mário José Gonzaga Petrelli. Nossos sentimentos estão com a família e amigos. E nosso agradecimento, em nome de todos os colaboradores do Grupo RIC, por esse legado de consistência, trabalho e dedicação.
Aqui, separamos a entrevista feita com Mário Petrelli, em 2018, para o “Papo Final” da edição impressa da TOPVIEW.