PODER

O Cliente

Não basta satisfazer o cliente, é preciso encantá-los. Sem cliente você não tem um negócio, você tem um hobby

Certa vez, Sam Walton fundador da maior rede de varejo do mundo, Wal-Mart, e do Sam’s, enquanto todos esperavam palestra sobre vendas e atendimento, entrou e apenas leu a seguinte carta: “Eu sou aquele que vai ao restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o seu pedido. Eu sou aquele que vai até a loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares. Eu sou aquele que entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado. Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta! Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em marketing de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Mas, quando fui lá, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, que é um pouco mais de cortesia. Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.”

Essa edição de negócios não poderia deixar de homenagear o elemento mais importante em todo negócio que é o nosso cliente. Se você já se perguntou a possibilidade de uma empresa conseguir ter sucesso sem realizar um bom atendimento ao diariamente. A resposta fatalmente foi: nenhuma. Um bom atendimento é lembrado por muito mais tempo do que o preço. Atender bem os consumidores não é apenas uma questão de necessidade. É uma estratégia para que qualquer empreendimento consiga se manter ativo e também crescer. Dados mostram que custa 5 vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um.

“O cliente é o visitante mais importante em nossas instalações, ele não depende de nós. Nós dependemos dele. Não lhe fazemos um favor ao servi-lo. Ele nos faz um favor nos dando uma oportunidade de servi-lo.” Mahatma Grandhi

Uma lição dessa Pandemia é a importância do consumidor. Com ele fora de circulação mais de 600 mil empresas fecharam suas portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos desde o início da quarentena. Ainda de acordo com o Sebrae 10,1 milhões de empresas pararam de funcionar.

Torne seu cliente um evangelizador da sua marca. Entenda que todo cliente importa. Um cliente mal atendido no mundo físico fala para no mínimo 10, e digitalmente pode falar para mais 10.000. O cliente satisfeito é seu melhor vendedor.

Busque o sucesso do cliente. O Sucesso do seu cliente é o seu sucesso. Ele deve ser seu melhor amigo. Humanize sua marca. Saiba ouvir e medir para melhorar.

Evite cópias e inove. A cópia exalta o seu concorrente. E evidência a sua limitação. Foque no cliente. Se você é focado na competição, você terá que esperar até que um competidor faça algo para copiar, se você é focado no cliente, poderá ser pioneiro.

Entregue felicidade. O seu negócio é baseado no seu cliente, não em você. A fonte de informação do seu sucesso está no seu cliente. O que traz felicidade e faz diferença para ele é o segredo de uma oferta sedutora.

Entenda seu público alvo. Pergunte o que lhe trará a experiência perfeita, entenda o seu público alvo e o seduza. Faça pesquisas e torne seu produto irresistível, a ponto de se vender sozinho.

*Coluna escrita pela Embaixadora de Negócios Bethânia Gilsoul e originalmente publicada na edição #238 da revista TOPVIEW.

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