PODER

O amor pelo jornalismo e pelo campo

Sérgio Mendes e Rose Machado são os apresentadores do programa que, semanalmente, narra as histórias de força dos moradores do campo

De acordo com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), em 2019, o número de trabalhadores no agronegócio brasileiro era de 18,33 milhões — quantidade correspondente a 11% de toda a população do país. Para atender às necessidades dessa parcela de brasileiros, o Grupo RIC conta com um produto especial que apresenta notícias e oportunidades desse setor: o programa RIC Rural. Na grade da emissora desde o dia 7 de setembro de 2005, todos os domingos, a partir das 9h, o jornal também apresenta dicas de turismo no campo e de pratos típicos do estado do Paraná.

Casados há 20 anos, Sérgio Mendes e Rose Machado são os apresentadores do programa que, semanalmente, narra as histórias de força dos moradores do campo. “Eles são ‘heróis desconhecidos’ que enfrentam superações diárias para levar o melhor para a vida e a mesa de todos. Enfrentam as angústias e expectativas do solo e do clima, como, por exemplo, a chuva, em falta ou em excesso, na hora errada e na hora certa”, analisa Sérgio, que afirma ter entrado para o jornalismo por acaso do destino. Para ele, os profissionais do campo sofrem pela falta de reconhecimento e, principalmente, por serem intitulados ‘”destruidores da natureza”.

“Despertei uma paixão especial pela vida rural quando, durante um programa, participei da colheita do urucum, fruto que, traduzindo do tupi, significa vermelho”

“Na verdade, eles são salvadores do meio ambiente”, opina o apresentador natural de Torrinha, pequena cidade do interior de São Paulo. Rose Machado acrescenta que, inclusive, se emociona com as histórias de fazendeiros que salvaram suas terras com dicas e ensinamentos transmitidos pelo jornal, já que a maioria dessas famílias não tem acesso à internet.

“Despertei uma paixão especial pela vida rural quando, durante um programa, participei da colheita do urucum, fruto que, traduzido do tupi, significa ‘vermelho’”, revela a jornalista, acrescentando que, até hoje, se lembra do cheiro do urucum na lavoura e de quando andava pelo campo enquanto aquele perfume se perpetuava pelo ambiente. “Sem falar na beleza da flor roxa do fruto tomando toda a extensão da fazenda, que despertou em mim o desejo de ser produtora rural”, conclui Rose.

Profissionalismo longevo
Inicialmente estudante de Administração de Empresas e formado em Relações Públicas, Sérgio Mendes foi convidado para ser apresentador na TV Imagem, antiga afiliada da Band TV, em 1990, logo após se mudar para o Paraná. “Devido à grande vocação da localidade para a agricultura e à precariedade de informação desse setor, sugeri ao meu então diretor de jornalismo que lançássemos um programa rural”, conta.

Na ocasião, em 1995, convidaram Rose, então apresentadora do Jornal da Band, para compor o time. Hoje, com mais de 25 anos de jornalismo rural, Rose faz questão de enfatizar que o principal desafio do ramo é conseguir mudar a mentalidade das pessoas da cidade em relação ao agronegócio e à degradação do meio ambiente. Sérgio, por sua vez, tem orgulho de ser ganhador de diversos prêmios por levar ao público histórias tão inspiradoras e, além disso, conseguir ajudar essas pessoas tão importantes para o dia a dia do Brasil.

*Matéria originalmente publicada na edição #233 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário