PODER

Nina Molina apresenta “Salvemos ao subjuntivo” em Curitiba

Nina Molina, acredita que é a linguagem que define a qualidade e complexidade do pensamento

O Centro Cultural da Espanha de Curitiba irá expor a partir de 18 de outubro de 2019 a mostra “Salvemos ao subjuntivo” de Nina Molina. Com uma proposta conceitual que, através de um articuloso visual, planeja salvar o hipotético na linguagem, possíveis futuros, territórios ainda para conhecer e versões do desejo. A artista parece nos dizer que se descartarmos um modo de linguagem também desconheceremos o modo de ser dos homens no mundo.

No entanto, acreditando que a linguagem determina e modifica o pensamento ou pelo contrário, que é a linguagem que define a qualidade e complexidade do pensamento, não há dúvida de que existe uma evidente e essencial interdependência. Quanto maior riqueza e amplitude de um, maiores as possibilidades do outro.

Com isso, qualquer um que leia os jornais na Argentina, escute o rádio ou veja televisão notará o desaparecimento de alguns casos do uso correto do subjuntivo. Manchetes nos principais jornais, editoriais de importantes repórteres, etc. Sendo assim, possivelmente este seja um fenômeno não somente argentino, mas em qualquer caso acredita ser benéfico trazê-lo à atenção do público.

Além disso, embora a artista não acredite que sua contribuição possa modificar substancialmente a situação, ela gostaria de tentar nessa mostra, fazer com que o grande público fosse consciente dessa perda. Algo que, infelizmente, não acontece agora, mas já representaria uma contribuição importante.

Por fim, em um mundo cada vez mais complicado, a necessidade de um pensamento consistente que efetivamente ajude a resolver problemas difíceis, é essencial. E a argentina também acredita firmemente que a contribuição da linguagem para esta tarefa é inevitável.

A entrada é gratuita mediante reserva antecipada.

Serviço:
Coquetel de abertura:
18 de outubro – 20h
Bate-papos com a artista:
19/10 às 9h, 10h30 e 11h

21/10 e 22/10 às 20h
Endereço: Rua Doutor Faivre, 93 – Centro
(041) 3363-7747 / (041) 9 8504-1195

Deixe um comentário