Wellington Mendes Ferreira: uma história de coragem, trabalho e amor
Fantástico. No dicionário, algo fora do comum. Na história da família Lopes, era o adjetivo mais usado por Wellington Mendes Ferreira quando se referia a alguém de que gostava. Hoje, é a primeira característica a ser mencionada sobre ele pela esposa, Valdirene Lopes Ferreira.
“Sempre muito alegre, cativava a todos por onde passava. Era educado, extremamente prestativo, deixava de fazer suas atividades para atender os outros. Era paciente e ponderado nas suas atitudes”, relembra, com carinho, Valdirene.
LEIA TAMBÉM: Grupo Paraná Mármores e Granitos: um legado de união e compromisso
Com gratidão, ela menciona a diferença que ele fez quando a família perdeu os pais. Na época, Wellington morava em Campo Belo (MG) e apenas namorava Valdirene. Ele deixou os afazeres na cidade e se mudou para Curitiba (PR). A família era uma prioridade para ele, que, junto à Valdirene, teve três filhas: Mayara, Yasmin e Natalya. “Construímos um lar cheio de amor, seguro e protegido, tivemos três filhas lindas, que sempre nos deram muito orgulho”, comemora. Ela se emociona ao lembrar que, antes de partir, Wellington pode ver as três filhas se formarem nas áreas que desejavam — um sonho para o casal.
“Meu convívio com ele foram trocas de experiências de anos, em que conseguimos chegar, como casal e profissional, até aonde Deus permitiu”, conta. Ele valorizava muito as pessoas que
estavam ao seu lado, reforça a esposa. Na família, era um grande incentivador dela e das filhas, elevando-as e as ouvindo. A escuta, o cuidado e o respeito que ele tinha pelas quatro mulheres também era refletido nas atitudes do dia a dia, no trabalho e, também, com o restante da família. Valdirene exalta mais qualidades do esposo, como o grande conhecimento na área de mineração, a busca contínua pelas soluções, a presteza, o equilíbrio, o comprometimento e, também, a liderança inspiradora.
Um legado de trabalho
Wellington, assim como todos os integrantes da família Lopes, dedicou-se ao trabalho. No PR Grupo Paraná, liderou, ao lado de Valdirene, a unidade de Santa Rita de Caldas (MG). Valdirene conta que ele incentivava os colaboradores da unidade a se desenvolverem, com respeito aos outros e ao tempo para progredir. Atendia e ouvia a todos com empatia. Hoje, não faz apenas falta como um bom pai, esposo, tio ou cunhado. Mas, também, como um líder, que inspirava os colaboradores do PR Grupo Paraná.
“O Wellington foi uma pessoa que me inspirava, sempre disposto a solucionar problemas. Considerava minha opinião nas decisões que envolviam o setor e me respeitava como pessoa.” — Francisco, mecânico da Mina.
“Eu admirava sua determinação, seu caráter, seu respeito e seu carinho com as pessoas, sua humildade, seu amor para com a família e com todas as pessoas que ele convivia!” — Cezar, operador de máquinas grandes.