PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Vale das araucárias

O Paraná é um solo fértil para o ecossistema de startups e inovação

O estado do Paraná é referência nacional em tecnologia da informação e usa essa vocação como impulso para o aumento de sua capacidade produtiva em todos os segmentos. Dos 22 unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão) brasileiros, temos três paranaenses. Neste ano, a Contabilizei está sendo cotada para entrar nesse seleto grupo

Visão estratégica, busca por atingir resultados exponenciais e capacidade de se adaptar às necessidades do mercado estão no foco desses empreendedores, que, durante o período da pandemia, aceleraram para criar soluções focadas em transformação digital. Segundo um mapeamento do Sebrae Paraná, em 2021, o estado contabilizou 1.956 startups em 108 municípios. E um levantamento recente mostrou que as empresas de tecnologia da informação faturaram, em 2021, R$ 21,2 bilhões, colocando o Paraná no melhor desempenho do país, com um crescimento de 25,6% em relação ao ano anterior.

João Del Valle com o Presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, e a Presidente do LIDE no Paraná, Heloisa Garrett. (Foto: reprodução)

A Superintendência Geral de Inovação do Estado vem buscando criar estruturas de fomento e incentivo a esses empreendedores com a Lei Estadual de Inovação, de forma a estimular a parceria entre o estado e empresas de tecnologia. Com o avanço da conectividade, o Paraná ganha cada vez mais força na geração de um ecossistema propício para que novos empreendimentos surjam e decolem. Nosso estado lidera o índice de produtividade na área de TI: temos 73% mais produtividade ano/colaborador do que a média nacional.

Esses números mostram que a “Terra das Araucárias” tem tudo para despontar como uma referência, assim como outros ecossistemas mundiais.

Unicórnios paranaenses  

  1. Ebanx
  2. Olist
  3. MadeiraMadeira

*Matéria originalmente publicada na edição #263 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário