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Transformação digital: 3 dicas para melhorar os resultados em sua empresa

Várias ações simples podem ser executadas para melhorar o desempenho da empresa no mundo virtual

Estar presente nas redes sociais e utilizar as ferramentas mais inovadoras são exemplos de ações necessárias para marca presença no mundo digital. Cada vez mais, as empresas encontram a necessidade de adotar o processo de transformação digital.

O conceito se refere à adoção de tecnologias para melhorar processos, produtos e serviços de uma empresa. É importante que as organizações estejam atentas a esse fenômeno. Afinal, o conceito tem o potencial de aumentar a eficiência, reduzir custos, melhorar a experiência dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Com a transformação digital, é possível se beneficiar de diversas tecnologias, como inteligência artificial, análise de dados, automação de processos e internet das coisas, que podem ajudar a otimizar a produção, reduzindo erros e melhorando a experiência dos consumidores.

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Além disso, a transformação digital é fundamental para a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução. Aqueles que não acompanharem esse processo, poderão perder espaço para concorrentes mais inovadores, que abraçaram de vez a tecnologia.

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s e Madero, é essencial que as companhias estejam de olho na transformação digital e considerem a adoção de novas tecnologias como uma estratégia fundamental para o sucesso nos negócios.

“Aqueles que investirem em tecnologia e inovação serão capazes de atender às necessidades de seus clientes de forma mais ágil e eficaz, contando com uma vantagem competitiva significativa em relação a outras empresas”, relata.

Como apostar na transformação digital

Para o especialista, alguns passos simples podem guiar gestores e empreendedores para esse caminho. “O primeiro deles é a compra de um domínio na internet. Afinal, tudo começa com o nome da empresa sendo registrado nesse espaço virtual. Nos dias de hoje, é praticamente impossível crescer sem criar e registrar a própria marca. Além disso, é importante buscar serviços que possibilitem a criação de um e-mail personalizado. ”, pontua.

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Explore plataformas, redes sociais e portais

Estar presente nas mais diversas redes sociais e plataformas também é de suma importância. “Um dos primeiros passos é a criação de uma página no Google Business. Boa parte dos consumidores costuma realizar buscas de empresas no google, seja no buscador ou no google maps. Por isso, é importante ter um perfil registrado e bem estruturado, facilitando a localização das informações que as pessoas estão procurando. Além disso, redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter também devem contar com um perfil dedicado. Afinal, a Geração Z sempre irá buscar essas páginas para verificar a experiência de outros consumidores”, declara Rafael.

Os sites seguem em alta e podem ser uma boa forma de apresentação e lucratividade para as empresas.

“Um site institucional bem planejado e estruturado é perfeito para apresentar o negócio, seus serviços, produtos e, até mesmo, seus valores e missão no mercado. Além disso, é válido contar com um site dedicado à atuação do comércio eletrônico, o famoso e-commerce. Com esse recurso, é possível aumentar o faturamento no ambiente digital e existe a possibilidade de se integrar a grandes marketplaces, como Magazine Luiza e Amazon. Essa pode ser a chave para um crescimento astronômico”, revela o CEO da Alphacode.

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Crie um aplicativo

Optar pelo desenvolvimento de um aplicativo próprio também mostra-se como um movimento benéfico nos dias de hoje. “Criar um app pode trazer um grande diferencial em relação aos concorrentes, permitindo que a empresa esteja presente no dia a dia dos clientes de forma mais direta e constante. Além disso, um aplicativo bem projetado pode fornecer uma experiência de usuário aprimorada e personalizada, melhorando a satisfação dos consumidores e, consequentemente, aumentando sua fidelidade”, relata Rafael Franco.

Modernize os sistemas e busque por automação

De acordo com o especialista, a transformação digital pede, também, uma modernização nos sistemas de qualquer empresa. “Gerenciar o relacionamento com os clientes é essencial para garantir que uma organização funcione bem a longo prazo. Para isso, os sistemas de CRM são a chave para um atendimento melhor executado, fazendo com que clientes se encantem facilmente pela organização. Além disso, qualquer companhia precisa cuidar dos dados de seus clientes, fornecedores, produtos e colaboradores. Com isso em mente, é fundamental contar com um Sistema de Gestão (ERP) completo e robusto, que ofereça agilidade para o negócio em todas as fases de sua operação”, declara.

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Por fim, a praticidade também pode ser alcançada com o conceito de automação. “Em alguns casos parece impossível dar atenção a todos os consumidores que procuram pelo serviço de uma companhia. Por isso, atender centenas de clientes de maneira automática é a principal função de um chatbot, ou robô de atendimento. Ele é capaz de diminuir a mão de obra necessária para atender clientes e possibilita uma enorme aceleração nos resultados. Com a recente popularização das Inteligências Artificiais (IAs), como o ChatGPT, esse recurso se mostra cada vez mais completo e interativo, possibilitando que dúvidas sejam sanadas e vendas realizadas de forma automatizada”, finaliza.

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