PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Todas as empresas serão geridas por metodologias ágeis?

Na semana passada, minha filha voltou da escola com a notícia de que precisaria de reforço de Matemática.

Puxou a mim. Sempre fui péssimo em Matemática na escola (na verdade, sou até hoje). Investigando com ela e com a professora, descobri que o problema não é a Matemática em si, mas a velocidade e o rendimento. A Clara demora minutos para desenhar um número, pois ela quer que o seu número 8 seja perfeito.  A bolinha de cima precisa ser menor do que a de baixo, e ambas precisam ser simetricamente semelhantes na circunferência. Isso segue com 1, 2, 3, com os sinais de positivo e negativo e por aí vai. Ou seja: anotar 2 + 2 leva minutos quando deveria levar segundos.

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De uma forma bonita de explicar: o design é muito importante para ela. Mas não faz diferença nenhuma na aula de Matemática.  A caligrafia é hoje uma matéria falida na maioria das escolas. Ainda bem. Há alguns anos, minha religião é o Ágil. Fundarei em breve a Igreja Messiânica do Manifesto ÁgilSou um agilista devoto.

Acredito que, em 10 anos, no máximo, todas as empresas serão geridas pelas metodologias ágeis. Desde empresas de tecnologia até Biologia, construção civil, advocacia e petróleo, todos seremos agilistas devotos por necessidade.

OK, mas o que isso tem a ver com o caderno de matemática da Clara?

Um dos valores do manifesto Ágil diz que: “Software funcionando é melhor que documentação abrangente”. É mais importante que algo funcione, seja compreendido, tenha uma mensagem clara, do que ser perfeitamente planejado e desenhado, mas não atender as demandas dos usuários. De nada adianta desenhar um número 8 perfeito se a conta não é feita na velocidade que você deveria calcular. 

Clientes atendidos são mais felizes que clientes mal atendidos por uma empresa com manuais perfeitos de atendimento.  Clara fará um curso de tipografia. Não quero desperdiçar esse gosto que ela criou, porém, eu reflito: Em nossas empresas, negócios e carreiras, em quais situações nos preocupamos mais com a perfeição da caligrafia do que com a mensagem aos clientes? 

Nota mental agilista: clientes pagam por resultados e não por planos perfeitos.


Sobre o colunista 

Diego Godoy é headhunter na MUUDA.work. Trabalhou em empresas multinacionais do segmento de serviços profissionais como PwC, Michael Page e Walt Disney Company. Também é fundador do Projeto Um Por Cento, reconhecido como iniciativa oficial pelo ACNUR e que trabalha na recolocação de refugiados no mercado de trabalho do Brasil. Foi eleito pelo LinkedIn um dos “Top Voices” em 2021.

(Foto: acervo pessoal)

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