“O vinho e seus caminhos”: projeto debate o futuro da viticultura sustentável no Brasil
As alterações climáticas têm recebido ampla atenção em diversos setores, especialmente devido à urgência do assunto e suas ramificações sociais e econômicas. No setor vinícola não seria diferente. Fatores como o volume de chuva e granizo, variações de temperatura e intensidade da luz solar têm um impacto direto na qualidade das uvas e, por consequentemente, na qualidade dos vinhos produzidos, especialmente aqueles produzidos de forma sustentável, como os orgânicos, naturais e biodinâmicos.
LEIA TAMBÉM: Invescon realiza workshop para corretores sobre redes sociais
A adaptação das vinícolas aos efeitos da mudança climática vai além da correção do sabor da bebida. Alguns vinhedos adotaram estratégias regenerativas que buscam resgatar a ancestralidade de métodos de cultivo e produção, valorizando a variedade de espécies no campo. Em paralelo, os produtores repensam o crescimento econômico, considerando deixar uma terra saudável para futuras gerações.
Para debater esse e outros projetos visionários, o Rosewood São Paulo lança o projeto “O Vinho e seus Caminhos”, que consistem em uma série de encontros com especialistas e entusiastas do mundo do vinho que vão discutir o papel de cada um na preservação ambiental e no consumo consciente. A iniciativa é liderada por Lou Ana Garcia, gerente de Impacto Social do Rosewood São Paulo, e Julia Derado, wine director do Rosewood São Paulo; com apoio de Ariel Kogan, sócio da importadora Família Kogan Wines e especialista em sustentabilidade. Juntos, eles vão reunir vozes diferentes que trabalham para a longevidade da enologia sustentável.
Os encontros vão acontecer no Aya Hub, um espaço no Cidade Matarazzo que proporciona uma experiência única de conexão e geração de oportunidades com lideranças da mudança verde. Aberto ao público, com ingressos disponíveis no Sympla, o bate-papo segue com uma degustação de produtores convidados e que estão presentes nas cartas de vinhos do Rosewood São Paulo, feitos com as mesmas uvas, mas de safras diferentes.
“Este exercício vai mostrar na prática como as alterações climáticas, ano após ano, interferem nas características de cada garrafa. O público vai sentir as nuances no paladar”, explica Julia Rezende Derado.
A primeira edição do projeto “O Vinho e seus Caminhos” acontece no dia 08 de abril, a partir das 18 horas, e conta com a participação de Luís Henrique Zanini, enólogo da vinícola Era dos Ventos; Valmir Ortega, sócio da Belterra Agroflorestas; e Suzana Barelli, jornalista e colunista de vinhos do jornal O Estado de S.Paulo.
Serviço
Quando: 08 de abril, às 18h
Onde: AYA Hub – Alameda Rio Claro, 40, Bairro Bela Vista. São Paulo, SP.
Ingressos: pelo site