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Processos que transformam

Alessio Alionço, CEO e fundador do Pipefy, abre as portas da empresa para conversar com a TOPVIEW

Nascido e criado em Curitiba, Alessio Alionço é hoje um dos grandes nomes da área de tecnologia, não só da capital paranaense como, também, do mundo. Idealizador da Pipefy, uma scale-up (empresa que já passou da fase de start-up e cresce de maneira escalável em longo prazo) que tem sede também em São Francisco. Ele e seu time proporcionam tecnologia brasileira com o objetivo de aumentar a eficiência no gerenciamento de processos em grandes e pequenas empresas. Tudo isso sem a dependência da implementação da Equipe de TI e por meio de uma plataforma segura e acessível.

Você é um grande empreendedor que levou Curitiba para o mundo. Gostaria que você me contasse, quem é o Alessio?

Sou uma pessoa relativamente simples, gosto de surfar, – divido meu tempo entre Curitiba e Itajaí – e sou casado, mas não tenho filhos ainda.

Como surgiu a Pipefy?

Fiz Administração de Empresas na Universidade Federal do Paraná e foi lá que eu comecei a gostar dessa parte de processos, consultoria e negócios. Quando se pensava em automação de processos, a maioria das ferramentas ainda precisava de muita mão de obra especializada, mas o cenário começou a mudar com alguns softwares que auxiliavam as empresas a resolver os seus problemas sem precisar investir muito em desenvolvimento customizado. No comércio, surgiu o Shopify, no atendimento, o Zendesk, para CRM (Customer Relationship Management), o Salesforce. E eu comecei a pensar: “Por que não tem ninguém fazendo uma ferramenta de controle de processos que ajude a automatizar as execuções do dia a dia sem precisar de conhecimento técnico?” E, assim, começou a surgir a Pipefy.

Como você vê a empresa nos próximos anos?

Eu sinto que a gente só está começando. O Pipefy possui a flexibilidade de ser uma ferramenta horizontal – temos desde uma empresa que fabrica pão de alho até governos que usam a ferramenta na área de logística. É muito grande o nosso mercado, não atendemos a um nicho específico. Ou seja, há muito espaço para crescer ainda. Meu sonho é que eu trabalhe no Pipefy até o último dia da minha vida.

*Matéria originalmente publicada na edição #256 da revista TOPVIEW. 

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