Por elas! Conheça espaços em Curitiba que são comandados por mulheres
Criar, superar e se fortalecer! Essas palavras definem o empreendedorismo de mulheres brasileiras – se não é fácil ter um negócio, no mercado dominado por homens a tarefa se torna ainda mais complicada.
Mesmo sendo minoria no comando de empresas e startups, as mulheres aumentaram em 40% sua representação como comandantes do seu próprio negócio durante a pandemia no Brasil. Os dados são do Global Entrepreneurship Monitor, um instituto de pesquisa em empreendedorismo no mundo.
Além de serem importantes para o impulsionamento da economia e da geração de empregos no país, a criação de empresas por mulheres provocam negócios mais plurais, inovadores e originais. Para fortalecer outras empreendedoras neste #8M, buscamos referências de pequenos negócios comandadas por elas em Curitiba! Confira:
Wonka e Mãe
A atriz e “criadora de bares”, Ieda Godoy é uma das experts em fazer lugares inesquecíveis e de grande personalidade. A empreendedora já teve oito bares em Curitiba, todos com nomes incríveis: Poeta Maldito, Dolores Nervosa, Café Mafalda e Dromedário são alguns deles.
Entre suas últimas criações está o Mãe, um bar e restaurante de tapas, inspirado no filme “Tudo sobre minha mãe”, de Pedro Almodóvar. O ambiente possui um carisma especial e chama atenção na Rua Treze de Maio, centro da capital. Além do Mãe, Curitiba recebeu ainda neste início de ano o Wonka que brilhou por 12 anos com diversão, música, dança e cultura na cidade. O bar retorna festas e com a promessa de Ieda:
“Vamos preservar o que tínhamos de bom, que era a pluralidade do espaço e corrigir os erros”, disse.
View this post on Instagram
Cosmos
O Cosmos Gastrobar é um ambiente que une três universos bem diferentes: o da astronomia, da gastronomia e da coquetelaria. Entre as veias inovadoras do bar, está a fundadora Jana Santos, também diretora de criação do espaço. A empreendedora é formada em Comunicação Social e acredita no poder de suas habilidades e talentos para encontrar soluções extraordinárias.
O bar foi inaugurado em 2017 e possui uma gastronomia focada em influências da culinária latino-americana e asiática e uma carta de drinks com variações de clássicos, feitos com ingredientes diferentes e criativos. Durante a pandemia, Jana Santos explica que o local sobreviveu com muitos medos e sufocos. Porém, deu a volta por cima após conseguir um dos prêmios de ‘Bar que se Reinventou’ em Curitiba. Ela desabafa:
“Uma felicidade imensa ter sobrevivido como negócio sem abrir mão dos princípios humanos que nos fazem ser um espaço plural e acolhedor.”, publicação feita no Linkedin de Jana.
View this post on Instagram
Sugar Bakery
Capricho, carinho e bom gosto! A Sugar Bakery Sweet é uma confeitaria que surgiu a partir do sonho de Ana Luiza Torricillas, chef de cozinha e dentista. Inspirada por um talento da família, Ana começou a Sugar em sua própria casa e foi conquistando cada vez mais o público. As encomendas de cupcakes e bolos decorados cresceu tanto que a casa ficou pequena e, assim, nasceu a primeira loja no Batel!
Com um perfil no Instagram com quase 50 mil seguidores, a casa oferece um cardápio super completo com cupcakes especiais, tortas e bolos, salgados, doces, milkshakes, waffes e cafés. O empreendimento cresceu mesmo em meio as dificuldades da pandemia e uma segunda loja foi inaugurada no Park Shopping Barigui. Em sua conta pessoal, Ana diz:
“Escutei uma vez: ‘O sabor da vitória é equivalente aos desafios encontrados no caminho’, no meu caso, esse sabor é docinho docinho!”.
View this post on Instagram
Vertov
A Vertov é uma das livrarias que valoriza a história das mulheres em Curitiba. A livraria fundada em 2013 foi idealizada por Socorro Araújo, fotógrafa do estado aposentada que tinha intenção de preencher uma lacuna que as outras lojas não preenchiam: com maior representatividade e com cuidado de colocar em seu acervo escritoras mulheres, negros e negras, indígenas, orientais e outras etnias.
O espaço, também comandado pelo sócio Thiago Autran, possui títulos que vão desde arquitetura, artes, cinema, comunicação e culinária, até crítica literária, design, ecologia, filosofia, gênero, geografia e história. A loja é discreta e fica dentro de um edifício na Rua Visconde de Rio Branco, ao lado de um ambiente dedicado as mulheres, o Espaço Cultural Mulher – com objetos e imagens sobre a contribuição feminina na formação econômica e cultural de nossa sociedade.
View this post on Instagram
Africanize Design
Afografar: grafar africanamente; reaver nossa herança africana e colocá-la em espaço de evidência. Essa é a intenção de Carla Torres, designer de moda, criadora da Africanize, em Curitiba. Em entrevista à Rede Negra do Paraná, ela diz: “Gosto muito de dizer que sou afro-empreendedora por primeiro, depois designer”, se apresenta Carla.
O empreendimento de moda revela um encontro entre o contemporâneo e o ancestral; a sustentabilidade é o principio norteador. A Africanize Design se constituiu como um negócio em 2014, porém já vinha sendo gestado há alguns anos por Carla. Para seus clientes, oferece joias e roupas feitos a partir de upycicling, com design autoral e feitos à mão.
“A Africanize está passando a ser referência em Curitiba sobre trabalhos afrocentrados e começando a expandir para outros lugares para além de Curitiba”, afirma.
View this post on Instagram
A proposta para os próximos anos é expandir o negócio para outras cidades do Brasil!
Rua Pagu
Rua Pagu, homenageia uma mulher desde o seu nome! Ele carrega o pseudônimo da artista Patrícia Galvão, escritora, poeta, jornalista e uma das transgressoras da história do Brasil. O espaço surgiu como uma alternativa aos bares da cidade e tem a intenção de ser um lugar seguro:
“Nós somos três mulheres e percebemos que a liderança dos bares não são muito ocupados por nós. Nós já sofremos vários preconceitos por isso — desde assédio até falta de respeito, que não vinha. Como a gente percebeu isso, quis trazer o feminino pra cá: é ‘a’ rua e ‘a’ Pagu”, explica a fundadora Fabíola em uma reportagem à Gazeta do Povo.
O espaço gastronômico e de convivência surgiu a partir da ideia da ex-advogada Fabíola Nespolo, que se uniu às amigas de longa data Carolina Coneglian Pimentel e Ana Luísa Richetti. A principal pegada da Rua Pagu é misturar cultura à sustentabilidade, trazendo leveza em meio ao centro urbano.
View this post on Instagram
O espaço tem duas entradas: uma pela rua Alberto Bolliger e outra pela rua Conselheiro Carrão, e cria uma espécie de corredor que corta a quadra no meio e permite a travessia de pedestres.
Sem dúvida, Curitiba tem mulheres empreendedoras com histórias incríveis! Qual você admira e colocaria nesta lista?