PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Paraná, um celeiro criativo

Nas mais diferentes manifestações artísticas, paranaenses ganham o mundo vivendo com afetividade e as riquezas culturais do nosso estado

Nosso estado é um celeiro criativo. Temos orgulho dos “bichos do Paraná”, que conquistam o mundo e levam as memórias afetivas de sua terra natal para apreciadores da música, da dramaturgia, das artes visuais e da moda  porque, sim, moda também é arte.

Recentemente, conversei com uma investidora brasileira que reside na Itália cujo sonho é abrir uma loja Maria Dolores em Milão. Outro dia, enquanto conversava com a própria Maria Dolores – tomando um café de grãos colhidos e moídos no norte do Paraná –, percebi que o que emoldurava nosso papo eram as lindas telas do paranaense Paolo Ridolfi.

A pandemia fez com que Maria acelerasse as vendas pelo interior do Brasil, com suas mais de 300 revendedoras – mulheres que encontraram na venda direta uma forma de empreender e garantir o sustento de suas famílias e acabam por levar a poesia das peças para os rincões do país.

“Nos últimos dois anos, encontramos mulheres que se conectaram com a marca de forma intensa, não só com a estética das peças como, também, na busca por algo que fosse autoral. Isso é a arte que levamos para muito além das capitais”, conta Maria Dolores, que tem, além do atacado, 12 lojas físicas espalhadas pelo Brasil e um showroom em Miami que atende ao mercado estadunidense e da América Central.

O processo de construir uma relação afetiva com seu público também faz parte do trabalho de Paolo Ridolfi. Ele, que tem suas peças espalhadas por diversos países, gosta de saber onde seu quadro vai morar. “Uma das maiores con-
quistas da minha trajetória foram as relações que construí. Gosto de conversar com as pessoas que desejam ou adquiriram meus quadros”, conta o pintor, que é filho de cariocas, mas reside em Maringá, onde construiu sua família e, de seu ateliê, vê sua arte ganhando o mundo.

Os últimos anos mostraram que é possível estar em qualquer lugar a um clique. Mas tanto Paolo quanto Maria escolheram ficar onde seus corações batem mais forte, onde a criatividade dos seus laços afetivos ferve com intensidade, no conforto do nosso estado, do nosso Paraná.

Maria Dolores. (Foto: Divulgação)

5 artistas paranaenses para você conhecer

Denise Roman

Rimon Guimarães

Erika Lourenço

Gustavo Santos Silva

Fernando Veloso

*Matéria originalmente publicada na edição #259 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário