Planning construction: conheça modelos construtivos que reduzem gastos e agilizam a entrega da obra
2023 promete ser um bom ano para a construção civil. Após a alta de preços enfrentada pelo setor nos últimos três anos, registrados pelo Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), a área vê os próximos meses com otimismo.
LEIA TAMBÉM: Olho que tudo (pre)vê
Se a economia permanecer estável, a expectativa para o setor é um crescimento de até 4,5% na geração de empregos – conforme análise da Prospecta Analytica, a partir de dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) coletados entre março de 2020 e maio de 2022.
Mas para que as empresas da área possam garantir uma lucratividade maior é necessário controle de custos e gestão de tempo. Para isso, o conceito de Lean Construction é a nova aposta da construção civil.
O que é lean construction?
Tendência para o setor em 2023, o método é adotado pela Olho do Dono Engenharia – gerenciadora paranaense de obras. Murilo Chibinski, engenheiro e proprietário da empresa, explica o conceito: “é uma filosofia de otimização da produção, que busca a regularidade de produtividade e de consumo de materiais”.
O modelo visa uma construção sucinta, com número reduzido de processos e um planejamento controlado de todas as etapas. Chibinski destaca que essa efetividade dá a característica de filosofia à Lean Construction. “Em um determinado momento o processo produtivo está tão enxuto que não há mais o que se fazer”, finaliza Chibinski.
Tríade construtiva
Além da Lean Construction, a Olho do Dono Engenharia conta com duas outras bases para o trabalho de planejamento de obras: Green e BIM.
O método Green se refere às questões sustentáveis. A empresa privilegia metodologias construtivas que promovem a redução de impacto ambiental.
Para completar a tríade Green-Lean-BIM, a Modelagem de Informação da Construção (BIM) cria um modelo digital dos empreendimentos e percebe, a cada mudança, os efeitos na obra. Com ela é possível mensurar custos e ampliar a construtibilidade de cada imóvel antes de sua finalização.
*Matéria originalmente publicada na edição #271 da revista TOPVIEW.