PODER NEGóCIOS & CARREIRA

O novo consumidor

Empresas que estabeleceram uma relação de confiança com os clientes saem em vantagem na retomada econômica

Reflita: quais os hábitos e valores mudaram na sua vida com a pandemia? Não vale pensar no que lhe faz falta e no que você deseja retomar quando a situação estiver controlada, mas, sim, no que você passou a encarar de outra forma. Para dar um exemplo bem simples: sinto muita falta de encontrar presencialmente os clientes, os parceiros e todos os nossos colaboradores no Brasil e na América Latina, mas acredito que, em breve, poderei programar novos encontros. Por outro lado, vou passar a olhar mais nos olhos das pessoas quando estiver na presença delas, pois percebi
que esse é um gesto simples, mas que nos deixou mais conectados em reuniões virtuais e fez toda a diferença.

De maneira geral, as pessoas mudaram a forma de perceber muitos detalhes da vida: o cuidado pessoal e com a família, a preocupação com o bem estar e o conforto, a valorização de suas casas como espaço de vida. Além disso, a percepção de que temos de cuidar da saúde do planeta e da sustentabilidade aumentou, pois o que acontece em uma cidade no interior da China nos afeta diretamente.

Uma tendência mundial de consumo, e que deve ser fortalecida no pós-pandemia, é a preocupação do consumidor com a origem do produto: se é ecológico, se gasta menos água na produção ou se não tem uma pegada de carbono são alguns exemplos que agora fazem diferença no momento da decisão entre uma marca e outra.

Dessa forma, as empresas que inovaram e estabeleceram uma relação de confiança com os seus clientes sairão na frente na retomada econômica. O consumidor está mais informado e mais exigente com o cuidado, não somente individual, mas de toda a cadeia produtiva. Ele quer informações sobre o processo. Ou seja, as precisam estar preparadas para cumprir uma série de requisitos que agregam valor ao produto, e que antes não faziam tanta diferença.

Nós atuamos em uma indústria na qual era normal a visita presencial para realizar as vendas. Isso, sem dúvida, mudou também. Os clientes vão querer um serviço diferenciado e o nosso “vendedor” precisa mudar para ser consultor. Essa pandemia nos mostrou que somente quem se reinventar sairá fortalecido. Quem acha que tudo voltará a ser como era antes enfrentará grandes desafios. E não nos esqueçamos: enquanto não atingirmos um alto percentual de vacinação, essa situação não irá acabar.

Indicações sobre o tema

Arremesso final – Documentário

(Foto: shutterstock)

Mais do que chegar ao sim – Livro

(Foto: shutterstock)

*Matéria originalmente publicada na edição #254 da revista TOPVIEW.

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