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O fenômeno Marília Mendonça

O que acontece com o marketing depois que uma grande artista se vai

Recentemente, fui procurado por um jornalista para dar minha opinião sobre a influência do marketing no crescimento de vendas após a morte de artistas famosos. A pergunta veio justamente na semana em que a cantora Marília Mendonça faleceu e seu nome era visto em todas as manchetes e trending topics do país.

Só a título de observação, cabe prestar atenção a alguns números do alcance que o fato teve:

  1. entre as 200 músicas mais ouvidas no país naquela semana pelo Spotify, 74 eram da cantora;
  2.  no ranking mundial do Spotify, entre as 200 melhores músicas, 3 eram de Marília Mendonça;
  3. ela foi a cantora feminina mais ouvida do mundo no dia seguinte após sua morte, com 28,6 milhões de reproduções no Spotify, à frente de nomes como Adele, Taylor Swift e Billie Eilish.

Esses resultados mostram, acima de tudo, a força que a marca Marília Mendonça alcançou ao saber, com muita empatia, cantar a língua dos brasileiros. A mescla de um clima festivo com uma certa sofrência é o retrato de um Brasil feliz e apaixonado.

Foi com essa empatia que ela conseguiu uma aproximação muito forte com seu público. Quando soubemos de seu falecimento, a empatia se traduziu em luto e em uma certa vontade de estar perto – que se tornou possível ao escutarmos suas músicas.

Quando os ponteiros de busca e reprodução de suas músicas começam a girar, os algoritmos das plataformas (como o Spotify) entendem o recado e giram juntos, dando cada vez mais destaque àquele conteúdo. A lógica é verdadeira para todos os veículos: se o assunto está sendo alvo de buscas, é prudente aquecer ainda mais a notícia, trazendo conteúdos e histórias que orbitam ao redor daquilo.

As marcas atentas aproveitam a explosão midiática para também atrelarem seus produtos ao tema, invariavelmente convertendo-os em vendas.

Ainda mais quando isso é somado ao fato de que, agora, a obra daquele artista é finita.

E, tudo o que é finito para o marketing tem mais valor. Afinal, esse é o gancho para a exclusividade. Até quem não gosta ou não conhece a música de Marília acabou entrando na onda para não se sentir fora ou extinguir a sensação de estar perdendo algo.

E assim, a artista é lembrada, sua marca é valorizada e as vendas crescem, fazendo girar toda uma cadeia da economia em cima do assunto do momento.

*Matéria originalmente publicada na edição #256 da revista TOPVIEW. 

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