Networking não é escolha, é necessidade
No cenário empresarial contemporâneo, em que a velocidade das mudanças é vertiginosa e a inovação possui grande valor, o networking tornou-se uma habilidade essencial. Empresários e executivos vivem em busca de oportunidades não apenas para elevar seus negócios como, também, para se conectar com ideias afins, a fim de enfrentar desafios similares e criar soluções inovadoras.
É nesse contexto que o WTC International Business Club se destaca como uma plataforma incomparável para networking, negócios e colaboração. Seu poder é o de promover conexões, facilitar o comércio e impulsionar o crescimento dos seus membros. Os participantes obtêm acesso a uma rede diversificada de empreendedores e líderes de vários setores, com ideias inovadoras e desafios semelhantes.
Presente em mais de 320 cidades, em 90 países, o clube facilita conexões, colaborações e crescimento global.
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Networking é a chave para o sucesso
Temos que admitir que o networking não é uma escolha, mas uma necessidade vital. Estudos mostram que redes profissionais conduzem a novas oportunidades de negócios, conhecimento mais amplo e profundo, maior capacidade de inovação e avanços mais rápidos na carreira, além de status e autoridade.
Além disso, construir e cultivar relações profissionais melhora a qualidade das entregas e aumenta a satisfação no ambiente de trabalho.
Muitos executivos possuem aversão ao networking. Mas a boa notícia é que é possível superar e passar a gostar de construir uma rede de contatos.
Quatro estratégias ajudam a mudar a mentalidade e a tornar o networking mais agradável e produtivo:
- Foco na aprendizagem
Pessoas com mentalidade de promoção veem o networking como uma oportunidade de crescimento, enquanto aquelas com mentalidade de prevenção o enxergam como uma obrigação profissional. Quem é focado na promoção aborda o networking com entusiasmo e curiosidade, enquanto os que são focados em prevenção o veem como uma tarefa desagradável.
- Identifique interesses em comum
Redes poderosas são construídas em atividades compartilhadas que conectam indivíduos com interesses semelhantes. Trabalhar juntos em tarefas que exigem colaboração cria vínculos duradouros e significativos.
- Pense amplamente sobre o que você pode oferecer
Mesmo que não compartilhe um interesse com alguém, é provável que você tenha algo valioso a oferecer. Gratidão sincera, reconhecimento e insights únicos são exemplos de como você pode agregar valor. Isso transforma o networking de uma atividade autopromocional em outra mais altruísta e gratificante.
- Encontre um propósito superior
Concentrar-se em benefícios coletivos torna o networking mais autêntico. Todas as atividades se tornam mais atraentes quando estão vinculadas a um objetivo maior, o coletivo, a conexão.
*Matéria originalmente publicada na edição #291 da TOPVIEW
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