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Marketing e arquitetura

Uma relação entre as marcas e os ambientes de decoração na CASACOR Santa Catarina

No último mês viajei para Florianópolis e entre os programas realizados na Ilha, aproveitei para visitar a CASACOR Santa Catarina. Cada ambiente da mostra era silenciosamente preenchido por uma série de marcas, cada uma divulgando seu material da forma mais sutil possível, para que não houvesse poluição visual para os visitantes. Enquanto perambulava entre um espaço e outro, pensei que seria legal trazer a visão de um arquiteto para comentar sobre a relação que existe entre o marketing e a arquitetura e, mais do que isso, a relação que existe entre as marcas e os ambientes de decoração. Convidei então o arquiteto Gabriel Bordin que tem se destacado entre os grandes nomes da arquitetura catarinense e que está com um ambiente na mostra para opinar um pouco sobre este que é o tema central desta edição da TOPVIEW.

(Foto: Denilson Machado)

Quando falamos na criação de um projeto, seja ele arquitetônico ou de design de interiores, iniciamos o processo a partir de um programa de necessidades que, somado a um conceito, resulta na idealização de uma persona, em uma identidade que norteia o processo criativo e as escolhas como um todo.

Ao projetarmos para uma marca, este processo muitas vezes se funde com a criação do próprio DNA da empresa, uma vez que sua arquitetura vai dizer muito sobre ela. Ambas andam lado a lado no papel de contar a essência do produto e refletir sua história. Nossos projetos estão cada dia mais ligados ao significado de cada peça e elementos que o compõem, a fim de criar uma relação com o indivíduo que o habita que vá além de simplesmente agradar esteticamente, estes espaços devem ser verdadeiras experiências sensoriais.

Este é o ponto que estamos abordando na Casacor Santa Catarina neste ano. Em parceria com a Deca, trouxemos a Casa Yugen, palavra que dá nome a um dos principais conceitos da estética japonesa e fala sobre a beleza oculta nos mistérios que muitas vezes não é visível aos olhos, mas sim intuída. Tal resultado só é alcançado quando se atinge a harmonia entre propósito, filosofia e desenho. Acredito que isso é o que traduz a importante ligação entre marca e arquitetura.

(Foto: Denilson Machado)
(Foto: Denilson Machado)

*Coluna originalmente publicada na edição #252 da revista TOPVIEW.

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