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Feels like summer

Estação preferida pelos brasileiros para viajar, o verão é o "grande poderoso" de diversos negócios

Calor, sol, praia, férias… É disso que o verão é feito? Não só disso, como de muitas outras qualidades. Não à toa, a estação é a preferida por 48% dos brasileiros na hora de viajar, segundo o Booking, site internacional onde os cidadãos podem reservar acomodações para férias ou viagens. Afinal, quem nunca quis viver experiências completas e com um clima muito amigável?

O verão é, também, um grande aliado da economia. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor de Turismo teve faturamento de R$ 94 bilhões no primeiro semestre de 2022. Apesar desse número não ser restrito apenas para o turismo de verão, a estação é uma grande contribuinte para a movimentação de turistas.

Além do turismo, o verão movimenta diversos negócios, como os hotéis, os resorts, os beach clubs, a navegação, as marcas de roupas e muitos outros. Conheça alguns negócios que são os “grandes poderosos” do verão e referência em seus setores.

Cia.Marítima

A maior marca do segmento de beachwear da América Latina é a brasileira Cia.Marítima. Com 33 anos de história, fundada pela família Rosset, a label se destacou por trazer peças com conceitos exclusivos de moda praia. Com o DNA brasileiro, a marca transcreve os elementos da cultura brasileira em suas peças.

Fazendo parte do Grupo Rosset – o maior produtor de tecidos com lycra na América do Sul –, a Cia.Marítima desenvolve produtos com base na qualificação de matéria-prima, destacando a evolução do mercado brasileiro ao longo dos anos.

Para mostrar essa qualidade brasileira, a marca está presente em mais de 20 países, sendo em franquias e, também, multimarcas. “A intenção é que todo mundo possa conhecer o ‘real brazilian bikini’”, brinca a empresária, franqueada da Cia.Marítima e da Body for Sure em Curitiba, Ticiana Krieger da Costa de Menezes.

No entanto, não há dúvidas que as brasileiras estão entre as clientes que mais consomem os produtos da Cia. Marítima. Com 92 lojas em todos os cantos do Brasil, as regiões sul e sudeste são as que mais vendem produtos da marca e, por isso, há mais de 60 pontos de venda nos locais. “Só em Curitiba são duas lojas, uma no Pátio Batel e a outra no ParkShoppingBarigüi. Ambas são top de vendas no Brasil, figurando dentre as dez principais lojas da rede”, conta Ticiana.

Porém, apesar de já ter uma marca consolidada, o Grupo Rosset, responsável pela Cia.Marítima, sempre busca melhorar. “Estamos em um constante processo de evolução dentro do Grupo Rosset e, por isso, entendemos a importância de fortalecer cada vez mais nossa autoridade no segmento de beachwear, em campo nacional e subcontinental. Assim, queremos ocupar diferentes espaços e regiões, levando nossa forte identidade ao mercado”, compartilha Benny Rosset, CEO da marca.

Por isso, a marca está aproveitando o aquecimento do mercado e acaba de inaugurar duas novas lojas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, que marcam o novo momento da grife. “Buscamos fortalecer nossa imagem no mercado com esta nova proposta que renova a identidade da arquitetura de nossos espaços. Queremos nos consolidar ainda mais no segmento, a partir das novas flagships que apresentam um conceito mais natural, celebrando a nossa brasilidade”, revela Benny.

Há 92 lojas da marca no Brasil. (Crédito: divulgação)

A primeira flagship, inaugurada em São Paulo, conta com o olhar arquitetônico de Marcello Rosenbaum, que desenvolveu uma identidade diferente para os dois novos pontos físicos da label. A ambientação de palha de carnaúba natural transcreve o amadurecimento da marca a partir de sua personalidade fresh. “Iniciamos o novo projeto de expansão paulista e carioca devido à nossa notoriedade nas cidades. Assim, abrimos margem para construir ainda mais espaços em diferentes regiões do país, inclusive em Curitiba.”, finaliza o CEO.

Ponta dos Ganchos

Um inglês e um uruguaio, que adoravam viajar, decidiram unir suas experiências com hospedagens de alto padrão para montar um dos hotéis mais exclusivos e luxuosos do Brasil, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado em uma península particular na cidade de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina.

Há 20 anos, o uruguaio Daniel Peluffo e o inglês Nicholas Razey criaram um resort com experiências que eles não tinham em nenhum outro lugar do mundo. Não à toa, o Ponta dos Ganchos foi eleito como o melhor hotel do mundo pela Leading Hotels of the World na categoria de comprometimento com o hóspede em 2021 e, em 2019, foi destaque na lista dos 10 melhores hotéis do mundo, também pela mesma organização.

Vista do quarta Arvoredo. (Crédito: divulgação)

O local é tão exclusivo que celebridades como Paul McCartney e Beyoncé, por exemplo, passaram alguns dias por lá quando vieram ao Brasil. Além
de receber hóspedes do mundo inteiro.

Em meio a natureza, o resort possui apenas 25 bangalôs, que são divididos em sete categorias. Todos eles são destinados para casais e possuem espaços entre 80 m2 e 310 m2. Eles ainda oferecem uma vista deslumbrante para o mar da Costa Esmeralda.

Entre as experiências, que vão aumentando conforme a categoria do bagalô, há piscina climatizada, sauna seca, hidromassagem, banheiro-spa e, na maior categoria do resort, o bangalô Especial Esmeralda, possui um fitness center privativo no andar inferior.

Mas, além da estrutura dos bangalôs, a diretora de vendas e marketing do resort, Fernanda Makhoul, afirma que o Ponta dos Ganchos oferece academia completa, quadra de beach tennis, piscina comum aquecida, spa com tratamentos faciais e corporais e muitos outros.

Além disso, o resort possui experiências que são cobradas à parte. “Há jantares privativos com menu degustação, piqueniques ao pôr do sol, passeios de lancha, passeios em barco pescador e outras opções”, conta Fernanda.

Interior do quarto Esmeralda. (Crédito: divulgação)

Outra novidade do Ponta dos Ganchos é que os bangalôs acabaram de passar por uma reforma com um investimento de R$ 5 milhões. “Em celebração aos 20 anos do hotel, nós introduzimos um novo espaço gastronômico e reformamos quase todos os bangalôs. Eles passaram por um retrofit e foram redecorados”, afirmou a diretora.

Esse padrão estabelecido pelo resort faz parte de uma visão da marca sobre o mercado brasileiro de luxo. “O alto padrão existe no Brasil em várias frentes. Estamos falando de um nicho, que existe e é muito exigente. Por isso, o setor hoteleiro está indo além da estrutura e do design, não basta ter hotel lindo, ele precisa de bons serviços e experiências”, conclui Fernanda.

Azimut

Dos 53 anos de história, em 23 anos a Azimut Yachts foi considerada como a maior produtora de iates de luxo do mundo pelo Global Order Book, ranking que apresenta tendências no setor de iates acima dos 24 metros.

A Azimut possui apenas um estaleiro fora da Itália, que fica no Brasil. (Créditos: divulgação)

De origem italiana, fundada por Paolo Vitelli, ainda em 1969. Hoje, a Azimut possui mais de 70 concessionárias pelo mundo e 138 escritórios. Além disso, a marca ainda tem seis estaleiros no mundo, sendo cinco na Itália e um no Brasil, instalado em 2010.

Tantos títulos se deram, também, por conta do design exclusivo das embarcações, criadas com renomados arquitetos italianos. Outro ponto de destaque da marca é a tecnologia. “Nós usamos fibra de carbono 100% pura na superestrutura das embarcações, deixando-a mais leve. Essa foi uma das inovações trazidas pela Azimut ao mercado náutico brasileiro”, afirma o gerente comercial da região Sul da Azimut, Gustavo Hoffmann.

Com mais de uma década no país, a empresa italiana vê o setor náutico brasileiro em crescimento nos últimos anos, principalmente após o período da pandemia de Covid-19. “Isso ocorreu porque as pessoas buscaram no mar uma forma de lazer seguro e passaram a valorizar mais a vida junto com a família e os amigos. A prova disso é que os dados apontam que o ano de 2022 deve fechar o balanço com faturamento recorde de R$ 2,4 bilhões”, conta o gerente comercial.”, conta o gerente comercial.

Mas, apesar dos números exorbitantes, a Azimut vê, ainda, muito potencial de desenvolvimento no país. “Temos uma costa com quase oito mil quilômetros e mais de 40 mil quilômetros de vias interiores navegáveis, além do clima ser favorável e termos belas paisagens. O Brasil caminha para ser uma referência internacional no mercado náutico”, revela Gustavo.

A empresa vê que o Brasil caminha para ser uma referência internacional no mercado náutico. (Crédito: divulgação)

Pensando nisso, a marca começou a fabricar a linha Atlantis no Brasil, que antes era só produzida na Itália, no segundo semestre de 2021. Esses modelos de embarcações são esportivos e a empresa resolveu iniciar com a produção do modelo Atlantis 51 pés. Atualmente, esse modelo já possui 25 pedidos.

Além dos modelos de barcos crescerem no Brasil, a Azimut também prevê uma crescente no número de contratações. “O número de empregos, que atualmente é em torno de 600 pessoas, deve ter um acréscimo nos próximos três anos, em cerca de 50%”, conclui o gerente.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #271 da revista TOPVIEW.

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