Evento sobre parcerias de sucesso marca lançamento do projeto WTC | Ric Business
Uma noite dedicada a entender como se estruturam parcerias de valor entre diferentes marcas, destinadas à alavancagem dos negócios, marcou a estreia de uma parceria que é um bom exemplo dessa prática cada vez mais presente no mercado. Em 2024, o World Trade Center (WTC) Curitiba e o Grupo Ric vão caminhar juntos para organizar e divulgar o ciclo de eventos empresariais que anualmente aprofunda informações sensíveis e estratégicas para o ambiente de negócios do Paraná. Convidados pelo WTC para eventos mensais, nomes relevantes do cenário econômico local e nacional vão participar de debates com ampla divulgação pelo jornalismo do Grupo Ric, o maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná.
LEIA TAMBÉM: Galeria Laguna recebe prêmio iF DESIGN AWARD 2024
A estreia foi a palestra “Máquina de crescimento via parceiros de negócios”, iniciativa do grupo WTC Woman, realizado na Galeria Laguna, exclusivo para mulheres executivas. Autoras do livro “Ecossistema de Parceiros”, as convidadas Juliana Tubino, mentora Endeavor e ONU Mulheres, e Nara Guimarães, fundadora da Plural Sales, cofundadora da Astella Expert Network, palestraram sobre a temática para um grupo de mais 50 mulheres de negócios da cidade e algumas convidadas de Santa Catarina.
WTC | Ric Business
O presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli, apresentou os objetivos da parceria com o WTC Curitiba, enfatizando que ela está em sintonia com o propósito maior do grupo, que é gerar transformação contando histórias. “Essa é a nossa especialidade. Fazemos jornalismo de resultado olhando para a construção de uma sociedade melhor. Para isso, fazemos comunicação com credibilidade e confiança da nossa audiência. Como grupo, entendemos a necessidade de falar com todos os setores da sociedade. Esta parceria dará visibilidade às temáticas abordadas pelo WTC por meio da plataforma RicBusiness”, celebrou.
Para Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Brasília e Sinop, a temática do evento de lançamento da parceria com o Grupo Ric foi bastante apropriada. “A plataforma Ric Business terá conteúdo voltado para o empresariado, empreendedores e executivos no Paraná. Estamos honrados em poder anunciar esse trabalho conjunto, que prevê a realização conjunta de pelo menos mais seis eventos ao longo de 2024. O WTC | Ric Business exemplifica o que se pretende com o ecossistema de parcerias”, enfatizou.
Ecossistema integrado
Conselheira e investidora em tecnologia e uma das palestrantes da noite, Nara Guimarães trabalhou na RD Station, empresa de marketing e vendas digitais, e fundou a Plural Sales. “O ecossistema de parceiros está na nossa veia. Há oito anos tenho minha empresa de consultoria, a Astella, que ajuda empresas a estruturar seus ecossistemas de negócios. Nessas trocas do mercado, nós compartilhamos desafios de empreender, tentando achar formas eficientes e escaláveis de fazer crescer seus negócios. E a gente sempre acreditou muito nessa via de ecossistema”, diz.
O resultado originou o livro “Ecossistema de Parceiros”, escrito por Nara com Juliana Tubino, mentora Endeavor e ONU Mulheres, que atuou por 20 anos na Microsoft, sendo dez anos fora do Brasil, e também na RD Station. “Podemos definir o ecossistema como as relações comerciais entre empresas e empreendedores. Especialmente quando se fala em tecnologia e inteligência artificial, não existe outra opção que não seja liderar ou fazer parte de um ecossistema. Mais do que lançar um produto disruptivo, é preciso definir estratégias em um ambiente de parcerias vibrante, lucrativo e sustentável, que não pense somente no curto prazo, mas que planeje sua visão compartilhada de negócio. É o que fazem hoje gigantes como Google, Meta, Amazon, Apple e Tesla”, exemplificou Juliana.
Ao citar essas gigantes do mercado, ela lembrou que construir parcerias é uma estratégia que está ao alcance de empresas de todos os portes e segmentos de atuação. O que as duas autoras do livro propõem é uma metodologia que organize e potencialize os passos e os resultados de uma prática empresarial já amplamente aceita e reconhecida, mas na maioria das vezes realizada de forma intuitiva.
WTC Woman
O WTC Woman promove encontros com palestrantes relevantes do mundo de negócios e de desenvolvimento pessoal, pelo menos uma vez ao mês. “Além dos encontros com executivas e especialistas, realizamos viagens para aprofundar o conhecimento em algum tema, com mentorias, fortalecendo as relações entre as integrantes”, destaca Daniella Abreu. Um dos requisitos para participar do grupo é ser empresária ou executiva de uma empresa que faça, ou tenha interesse em fazer, negócios internacionais, ou de uma multinacional. “O projeto surgiu para preencher um espaço carente de opções, mas com alta demanda: reunir mulheres empreendedoras que queiram se tornar mais competitivas no mercado global. Nosso objetivo é unir forças em um grupo feminino, para troca de experiências, conteúdo inteligente, desenvolvimento pessoal e muito networking”, explica a empresária Virginia Peluffo, presidente do WTC Woman. Virginia é acionista do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort e sócia da Menton Travel Boutique. Para mais informações sobre o WTC Woman, acesse o perfil do Instagram.
Sobre o World Trade Center
O World Trade Center (WTC) promove o relacionamento entre seus associados, utilizando uma das mais poderosas ferramentas corporativas, o networking, além de proporcionar a identificação e a prospecção de parceiros dentro da plataforma de negócios do WTC Association. Considerado um dos principais clubes de negócios do mundo, o WTC Association estimula oportunidades de comércio e investimento para incorporadoras de propriedades comerciais, agências de desenvolvimento econômico e empresas internacionais que buscam se conectar globalmente e prosperar localmente. As propriedades exclusivas das marcas World Trade Center e WTC e as organizações de serviços comerciais estão localizadas em mais de 90 países e são apoiadas por 15 mil profissionais do WTC, que oferecem recursos integrados e recíprocos para atender às suas necessidades de negócios. No Brasil, além de São Paulo, o WTC está presente em Curitiba (PR), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Sinop (MT) e Brasília (DF).