PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Estudar mais para ganhar mais!

Para os profissionais que optam pela pós-graduação, salários chegam a ser entre 150% e 255% maiores do que a média daqueles que param na graduação

Em um mundo que está em constante transformação, continuar estudando parece ser a única certeza. Afinal, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, um quarto dos empregos vai mudar nos próximos cinco anos, portanto se qualificar e se requalificar é cada vez mais essencial.

LEIA TAMBÉM: Ratinho mexe no time

Para além de garantir uma colocação profissional, os anos de estudos garantem uma renda maior para aqueles que seguem se atualizando. O estudo World Development Report 2019: The Changing Nature of Work, do Banco Mundial, indica que cada ano adicional de educação pode aumentar os rendimentos em até 10%. 

Por aqui, no Brasil, os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022, mostram que os profissionais que optam pela continuidade dos estudos podem ganhar salários com valores entre 150% e 255% maiores do que a média daqueles que param na graduação.  A renda mensal de quem completa a graduação no Brasil está, em média, em R$ 5,5 mil, ou seja, 32,73% a mais de quem concluiu o ensino médio (R$ 1,8 mil). 

Nos Estados Unidos, dados do National Center for Education Statistics (NCES) mostram que indivíduos com mestrado ganham, em média, entre 20% e 40% mais do que aqueles com bacharelado, percentuais similares aos brasileiros. Para os que possuem doutorado, o aumento varia entre 30% e 60%. Na União Europeia, o Eurostat indica que indivíduos com mestrado e doutorado também têm rendimentos adicionais em patamares parecidos.

Lifelong learning: uma das principais habilidades do mercado

A capacidade de continuar aprendendo, a afinidade com pesquisa, inovação e a busca por dados é uma das principais habilidades destacadas para o futuro do trabalho. O lifelong learning está inclusive na lista das 16 tendências do mercado de trabalho para 2024, apresentada pela Forbes.

A verdade é que ainda que existam exemplos de empreendedores que enriqueceram sem educação formal, o estudo continua sendo o caminho mais eficiente para aumentar a renda e progredir na carreira.

*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.

Deixe um comentário