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Empresa paranaense fornece aerossóis para o mundo

Referência internacional em inovação e qualidade, a Aeroflex prepara expansão e novidades

No universo da indústria de aerossóis, um jovem casal de paranaenses se tornou referência nacional e internacional nos últimos anos. Geisa e Márcio Miksza transformaram o sonho de estudantes em realidade. “Viemos todos da área de Química Industrial.

A Aeroflex nasceu em 2006, de forma muito simples, impulsionada pela vontade de três jovens sócios de empreender. Tínhamos o propósito claro de desenvolver produtos em aerossol com excelência, em um mercado ainda pouco explorado no Brasil. Começamos com poucos recursos, mas com muita garra, trabalho em equipe e fé”, relembra Geisa.

Sob a marca Aeroflex, o casal construiu uma potência, hoje reconhecida pela inovação, sustentabilidade e qualidade. Fundada há quase duas décadas, a Aeroflex nasceu literalmente no quintal de casa, impulsionada pela coragem e resiliência de Geisa e de Márcio. Hoje, a empresa é líder de mercado no Brasil, exporta para seis países e se prepara para inaugurar, em 2027, uma nova fábrica em São José dos Pinhais, projetada para ser referência mundial em tecnologia e sustentabilidade.

Com uma das plantas mais modernas da América Latina, capaz de produzir até 240 milhões de latas por ano, a Aeroflex atua em diversos segmentos: automotivo, construção civil, cosmética, produtos para festas e até uma linha de aerossol vegano. O compromisso com a inovação é a sua marca registrada, evidenciado pelo lançamento do primeiro desodorante à base de água e livre de alumínio no mundo, além da linha Bem Bio, apresentada mundialmente na Expo Dubai.

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Geisa é reconhecida não apenas pelo espírito empreendedor como, também, por inspirar mulheres a acreditar no empreendedorismo como ferramenta de transformação. Entre desafios, conquistas e a busca constante pelo equilíbrio entre vida profissional e familiar, ela segue liderando uma equipe que faz da inquietude e da antecipação de tendências seu diferencial competitivo.

A seguir, Geisa compartilha sua trajetória, visão de mercado e os próximos passos da Aeroflex, em uma entrevista que revela os bastidores de uma das mais admiradas indústrias do setor.

O sonho inicial do casal empreendedor já projetava o sucesso e o tamanho que a empresa alcançou?

Nunca, nem em nossos melhores sonhos, imaginávamos chegar aonde chegamos e a dimensão do quanto iríamos crescer. Sempre acreditamos no nosso potencial e no produto que entregamos, mas foi com tempo, dedicação e muitos aprendizados que o negócio foi tomando forma e se tornando realidade. Ver a Aeroflex se consolidar nacional e internacionalmente é um orgulho enorme.

Quais foram os desafios principais dos jovens recém-casados para erguer um negócio a partir da experiência de fundo de quintal? Que qualidades se sobressaíram para vencer as dificuldades e perseverar?

Foram muitos os desafios: conciliar a vida pessoal com o trabalho, manter o equilíbrio emocional nos momentos de crise e aprender a empreender praticamente do zero, ou melhor, no negativo. Porque o recurso financeiro era o que não tínhamos, o que mais nos fortaleceu foi a parceria verdadeira entre nós dois, a resiliência diante das dificuldades e a nossa capacidade de adaptação.
A confiança mútua e a fé também foram combustíveis indispensáveis.

A empresa está prestes a completar 20 anos, com sete marcas de produtos em diversos segmentos. Qual é a sua posição no mercado nacional e latino-americano, em termos de reconhecimento e de market share?

Hoje, somos líderes de mercado no Brasil em diversas categorias, com destaque para a marca Mundial Prime. Nossa atuação já se estende para a América Latina, com presença em países como Paraguai, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Chile, Venezuela e Argentina. Trabalhamos constantemente para ampliar esse reconhecimento e consolidar ainda mais a nossa posição de destaque.

Em que momento os sócios resolveram partir para o mercado internacional e como é a estrutura para atender os clientes de outros países?

A expansão internacional começou de forma natural, a partir da demanda espontânea de parceiros de países vizinhos. Percebemos que havia um espaço importante no mercado latino-
-americano para produtos com o nosso padrão de qualidade. Hoje, estamos estruturando uma equipe especializada em comércio exterior para aumentar a nossa participação em outros países.

Inovação e qualidade são marcas registradas da Aeroflex e passam pela manutenção de uma área robusta de P&D. Como é o investimento da empresa nesse trabalho e qual é a sua importância estratégica?

O investimento em P&D é constante e estratégico. Temos um laboratório interno e contamos com uma equipe técnica especializada que atua de forma integrada ao time de marketing
e comercial. Acreditamos que inovação não é só criar algo novo, mas entregar soluções reais e sustentáveis aos consumidores. Isso nos mantém relevantes e competitivos.

A empresa tem uma grande estrutura na CIC. Quais são os próximos investimentos previstos para a fábrica e a logística?

Temos uma grande obra a caminho, que está para iniciar, de uma nova planta, que será em São José do Pinhais. Trata-se de um projeto diferenciado no mercado de aerossol, em que buscamos ser a indústria referência dessa tecnologia para o mundo. Iremos aumentar nossa capacidade produtiva e melhorar ainda mais a eficiência logística. Vamos também investir em automação e sustentabilidade, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e promover práticas industriais
cada dia mais conscientes.

Qual é o cenário do mercado de aerossóis e a tendência para o futuro?

O mercado de aerossóis é promissor, principalmente pela versatilidade. Queremos facilitar o dia a dia do consumidor. A tendência é crescer ainda mais nos segmentos de autocuidado, limpeza e cosméticos. Além disso, vem por uma grande novidade, que é o segmento alimentar.

Além dos segmentos de autocuidado, construção civil, cuidados com a casa, tintas, automóveis e coloração capilar, quais outros têm potencial para incorporar produtos à apresentação aerossol?

Vemos um grande potencial em cate-gorias como repelentes, desinfetantes, lubrificantes especiais e até mesmo alimentos — como óleos em spray. O aerossol oferece precisão e economia,
o que atrai tanto o consumidor final quanto o mercado profissional.

O que a experiência de vocês aponta como boas práticas para empreendedores que desejam conquistar clientes no mercado externo?

Primeiro, entender profundamente o mercado-alvo, respeitando a cultura local e as exigências regulatórias. Ter uma logística bem estruturada e oferecer suporte ao cliente também são diferenciais. Mas, acima de tudo, é preciso construir relacionamentos sólidos e oferecer um produto com valor real, que una qualidade, inovação e propósito.

*Matéria originalmente publicada na edição #302 da TOPVIEW.

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