Das terras paranaenses para o mundo
O agronegócio paranaense, um dos principais pilares da economia do estado, passa a contar neste ano com uma homenagem à altura de sua importância: o Prêmio Orgulho da Terra será entregue aos mais destacados produtores do Paraná. As melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense ganham reconhecimento e visibilidade inéditos com a homenagem, lançada pelo Grupo RIC e com a cooperação do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e do Sistema Ocepar.
Doze categorias serão homenageadas com o Troféu Orgulho da Terra nas edições especiais do programa RIC Rural, de 28 de novembro e 5 de dezembro, na RIC Record TV. O prêmio também reconhecerá a Personalidade do Ano do Agronegócio.
“A riqueza que vem do agronegócio é feita de suor, talento, inteligência, tecnologia e investimento. E o Prêmio Orgulho da Terra será a grande vitrine dessa produção, para servir de modelo e inspiração”, diz Leonardo Petrelli, CEO do Grupo RIC.
Os parceiros da RIC destacam a importância de disseminar bons exemplos que inspirem todo o setor a avançar em boas práticas. Para Natalino Avance de Souza, presidente do IDR-Paraná, instituição de pesquisa e assistência técnica do estado, o prêmio “valoriza ainda mais as práticas responsáveis e sustentáveis da agropecuária paranaense”. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, observa que “a excelente visibilidade
em mídia estadual e nacional reforçará o compromisso que nossos mais de 4,5 mil produtores de aves e suínos têm com a sanidade, a rastreabilidade e o bem-estar animal, produzindo produtos de qualidade e com garantia de origem”.
O Prêmio Orgulho da Terra vai destacar os melhores exemplos do agronegócio paranaense em 12 categorias: Suínos; Aves; Soja e Milho (Grãos); Bovinocultura de Leite; Feijão; Bovinocultura de Corte; Piscicultura; Turismo Rural; Agroecologia– Agricultura orgânica; Sericicultura – Criação de Bicho-da-seda; Inclusão Social; e Agroindústria. Um Comitê de Notáveis fará a seleção final dos homenageados a partir de uma lista de indicados pelo IDR e pelo Sistema Ocepar.
Para ampla disseminação das técnicas e estratégias de gestão das propriedades, os cases serão compartilhados em reportagens do programa RIC Rural, que vai ao ar pela RIC Record TV nas manhãs de domingo, nas plataformas digitais do programa e no portal RIC Mais, além de matérias em na Record News.
*Matéria originalmente publicada na edição #253 da revista TOPVIEW