Corretor de imóveis tem papel fundamental para a segurança dos negócios no mercado imobiliário
Agosto é o mês dedicado a homenagear uma das profissões mais estratégicas do mercado imobiliário: a do corretor de imóveis. Mais do que um intermediador, esse profissional exerce um papel fundamental na segurança jurídica, avaliação de mercado e na assertividade das transações de compra, venda e locação de imóveis comerciais e residenciais.
De acordo com dados divulgados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), em 2025, o Brasil conta atualmente com 650 mil corretores e 74 mil imobiliárias registradas. Os números representam um crescimento de 3,1% e 5,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento revela um mercado em expansão e mais profissionalizado, em resposta à alta demanda por serviços especializados. No Paraná são 32.856 corretores e 5.502 imobiliárias com registro ativo no CRECI-PR.
“A qualificação é o diferencial do corretor de imóveis no cenário atual. O mercado está cada vez mais exigente e tecnológico, e quem se atualiza constantemente se destaca com mais facilidade. A formação continuada amplia a visão de negócios, fortalece a ética profissional e prepara o corretor para atender com excelência e segurança jurídica”, explica João Teodoro da Silva, presidente do COFECI.
LEIA TAMBÉM: De fora para dentro: como elevar a experiência de áreas comuns com decoração
Trabalho multitarefas
A atuação do corretor não se resume a apresentar imóveis: trata-se de um trabalho que envolve conhecimento jurídico, habilidade de negociação, domínio sobre o mercado local e atuação ética e regulamentada. A intermediação feita por um profissional registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) garante respaldo legal, evita fraudes e contribui para o cumprimento adequado das exigências de contratos, certidões e registros em cartório.
“Como alguém que atua neste mercado há 49 anos posso afirmar com precisão que o corretor de imóveis é uma figura central em negociações imobiliárias seguras, passando informações corretas e transparentes aos dois lados envolvidos em uma negociação de compra, venda ou locação”, assegura Carlos Eduardo Canto, colunista da TOPVIEW, apresentador do programa Mercado Imobiliário de Canto a Canto e presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba entidade que reúne as 40 principais imobiliárias da capital paranaense.
Além disso, em um mercado com tantas variáveis, contar com o olhar treinado de quem conhece os bairros, os índices de valorização, os empreendimentos em lançamento e o perfil do comprador ideal é um diferencial que impacta diretamente nos resultados.