PODER NEGóCIOS & CARREIRA

ARTIGO | A importância das empresas investirem em inovação

Pedro Signorelli, um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, explica a importância das empresas investirem em inovação

*Por Pedro Signorelli

Com as milhares de empresas dos mais variados segmentos é praticamente inevitável que surjam coisas parecidas ou até repetidas no mercado. Com tantas pessoas produzindo, é compreensível que às vezes tenham a mesma linha de raciocínio e cheguem a um mesmo produto comum. Porém, o que faz com que seus produtos ou serviços se destaquem? É preciso de algum diferencial, algo que seja inovador.

LEIA TAMBÉM: #NOCARBONEMISSION: Ornare reduz em 100% a emissão de carbono na fabricação de seus produtos

Apesar de ainda estarmos longe do ideal, este ano o Brasil subiu cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com o ranking de 2022, passando a ocupar o 49º lugar entre 132 países. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que após 12 anos fora do recorte das 50 economias mais bem classificadas no IGI, o Brasil passou a liderar o ranking dos países da América Latina e Caribe em 2023.

Isso já demonstra uma evolução para o nosso país, que precisa caminhar, ainda que o faça  a passos lentos, em algumas direções para conseguir o que quer, ainda que com poucos recursos, muitas vezes concentrados nas mãos de poucos. Ou seja, em alguns casos, não é falta de vontade de investir em inovação, mas sim falta de condições financeiras para tal, mas isso precisa ser melhor planejado.

As empresas que estão surgindo agora já nascem com essa mentalidade, em tese, são pura inovação. O principal desafio reside nas empresas já estabelecidas que precisam mais do que nunca se conscientizar de que devem separar uma parte do orçamento para inovação e assim conseguir fazer e propor coisas diferentes. Afinal, se são saudáveis, dinheiro não faltaria. Desta forma, é possível que ganhem espaço e se diferenciem.

Sejamos sinceros, com o cenário da economia atual e um mercado muito disputado, cada vez se torna mais difícil conseguir se consolidar e se manter no topo, por isso é essencial estar preparado para entregar o novo, mas com a qualidade de sempre.

Neste contexto, penso que falta muita capacidade de gestão e a ferramenta dos OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves), pode ajudar os gestores a se planejarem, pois a ferramenta oferece uma visão clara e focada nos objetivos, resultados e estratégias. Tudo isso é fundamental para conseguir enxergar o que é necessário, para fazer um bom trabalho e entregar o impacto desejado, incluindo a inovação.

Tudo precisa coexistir para funcionar. Não vai ser fácil, mas o segredo para conseguir inovar é não ter medo de errar. Você pode criar algo totalmente novo, mas que ainda não possui uma execução correta. Não desista da ideia logo na primeira dificuldade, procure entender o erro e consertar. Se mesmo assim não der certo, é hora de buscar novos horizontes, mas sempre com a mentalidade de que a inovação é o caminho e não um obstáculo.

Deixe um comentário