PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Saúde e convivência: áreas comuns esportivas influenciam compra de imóveis

Construtoras investem em áreas comuns que promovem atividades físicas e interação social, cada vez mais valorizadas pelos moradores

“As pessoas buscam mais que um imóvel. Elas querem um lar”, comenta Anna Paula Araujo, diretora de incorporação da Construtora Equilíbrio que cresceu 25% no primeiro semestre de 2024. E de acordo com ela, a experiência “lar” perpassa em quesitos de bem-estar e convivência. Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem investido estrategicamente em áreas e projetos que incentivam os moradores a utilizarem a infraestrutura dos empreendimentos não apenas em ocasiões especiais, mas no dia a dia.

LEIA TAMBÉM: A arquitetura e o retrofit na recuperação de espaços

Construtora Equilíbrio (Foto: divulgação)

“Nunca se falou tanto em qualidade de vida e as pessoas querem se encontrar em comunidades que compartilham dos mesmos interesses e gostos. As redes de academias estão crescendo e a procura de compradores que querem praticar esportes sem sair de casa e com um grupo mais seleto também”, explica a diretora.

Recentemente a Construtora fez a entrega do Trebbiano Residencial, um empreendimento localizado no Ecoville, com mais de 18 mil m², que traz uma quadra poliesportiva, uma quadra de beach tennis e duas academias, uma delas inclui estúdio de pilates. Como estratégia, os moradores recebem vouchers exclusivos que garantem acesso a aulas de pilates, musculação, dança ou beach tennis com professores particulares, utilizando a infraestrutura de alto padrão do condomínio e promovendo a saúde física e mental de forma prática e acessível. Como um diferencial, o voucher pode ser utilizado pelos moradores e seus familiares ou amigos.

Um estudo da Manager Gestão Condominial revelou que as quadras são as áreas mais utilizadas tanto por jovens de até 18 anos, com 45% de uso anual, quanto por adultos, que utilizam essas áreas em 40% do tempo ao ano. Para além da comodidade, as áreas comuns voltadas para o esporte nos condomínios são um incentivo a uma vida ativa e saudável, proporcionando aos moradores fácil acesso a espaços adequados para a prática de atividades físicas, como piscinas, academias, quadras poliesportivas e até mesmo espaços para atividades como ioga e pilates. 

“Essas áreas trazem muito mais do que apenas lazer para os moradores. Elas criam um ambiente que facilita a convivência e a interação entre os vizinhos, fortalecendo o senso de comunidade. Essa infraestrutura está cada vez mais presente em empreendimentos de alto padrão, e agrega muito valor ao imóvel, tornando o condomínio mais atrativo para quem busca qualidade de vida e bem-estar”, comenta Anna Paula Araujo.

Além de apoiar eventos como a corrida beneficente The Hardest Run, que destina a arrecadação ao tratamento de crianças com câncer, e a participação da piloto Kaká Magno no FIA Games 2024, a Construtora Equilíbrio incorpora em seus empreendimentos o conceito de Sustentabilidade Humana, que busca proporcionar harmonia e felicidade no morar. Por isso, os empreendimentos possuem o selo “Ser e Morar”, certificado pelo programa “Mentes Saudáveis, Lares Felizes” do psiquiatra Augusto Cury e do futurologista do morar, Marcus Araujo.

Índice de caminhabilidade chegam em 97% nos empreendimentos

Localizado no Juvevê, o Blanc de Rouge é um empreendimento que se destaca por estar em uma região com excelente ‘Walk Score”, de 97%, com a maioria dos serviços e comércios, como escolas, academias e restaurantes, a poucos passos, incentivando os moradores a caminharem e reduzindo a dependência de veículos. 

Já o Trebbiano Residencial proporciona além de espaços voltados para atividades físicas, como academias e quadras de esportes, também uma ampla área verde de preservação permanente, oferecendo aos moradores um ambiente que equilibra o contato com a natureza e a conveniência da vida urbana. “Buscamos criar lares que proporcionem aos nossos clientes uma experiência ampla de conforto e qualidade de vida, equilibrando infraestrutura moderna com contato com a natureza”, finaliza a diretora de incorporação.

Deixe um comentário