PODER NEGóCIOS & CARREIRA

A construção de um legado

Grupo RIC continua fazendo história e transformando o mundo da comunicação

 

Os 35 anos de uma empresa não são construídos do dia para a noite. O que hoje é o maior grupo multimídia do Paraná, surgiu com pequenos passos de um sonhador e também idealizador chamado Mário Petrelli. 

“Sempre imaginei a comunicação como uma ‘arma’ da sociedade, como defesa da cidadania, dos poderes, do empresariado, do povo, em uma organização sadia”. Era assim que o patriarca da minha família e mentor do Grupo Ric enxergava o nosso potencial de atuação. 

E foi assim que a Rede Independência de Comunicação surgiu em 1987, para promover a divulgação da comunicação regional. Com um verdadeiro chamado do meu pai para mim, avançamos no crescimento desta empresa familiar e, com todos os desafios, passamos a incorporar diversas plataformas em nossa rede. A TV chamou o rádio, que chamou a revista, que chamou o portal, as redes sociais e as multiplataformas de comunicação. 

Com operações em Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá, o Grupo Ric avança em suas regiões com a missão de fazer da comunicação um instrumento de desenvolvimento social. 

Olhar para trás e ver uma empresa que surgiu do sonho de um homem, expandiu pela família e, hoje, chega à sua terceira geração, dá um orgulho imenso. Ver o envolvimento de meus filhos Mário e Eduardo em ações e planos do Grupo revela que o amor pela comunicação e pelos negócios está no sangue e que, ao lado de mais de 600 colaboradores, nosso propósito está sendo cumprido com responsabilidade e solidez. Também tenho o privilégio de ter minha esposa, Karla, à frente do Instituto RIC, que com muita dedicação conseguiu fazer do braço social do grupo uma das estratégias mais fortes da nossa gestão. 

E esta é a realidade de 90% das empresas brasileiras, cujo perfil também é familiar. Movimentando cerca de 65% do PIB do Brasil e responsáveis por empregar 75% dos trabalhadores do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são as grandes propulsoras da economia e do desenvolvimento social. 

Quando vejo esses dados, enxergo um pedaço da nossa história. Afinal, quando uma empresa nasce, surge com ela a necessidade de evolução constante. E essa transformação e movimento têm nos proporcionado resultados significativos. Investimos constantemente em conteúdo de informação, em entretenimento e em tecnologia para estarmos cada vez mais próximos à nossa audiência, acompanhando suas mudanças de hábitos e consumo, a fim de gerarmos a melhor experiência para as marcas e anunciantes.

Tenho o privilégio de estar à frente da condução desta grande organização que é o Grupo Ric, dando continuidade ao inconfundível legado de meu pai. Ele se faz presente todos os dias na construção de uma empresa de comunicação apaixonada incondicionalmente pelo Paraná. 

Sua inquietação e inovação tornaram-se herança e, atualmente, somos os maiores produtores de conteúdo regional do país, com mais de 700 horas mensais de programação ao vivo e cobertura estadual, que chegam a mais de 12 milhões de paranaenses por mês. 

Em 35 anos, o Grupo Ric fez história. E, do Paraná para o mundo, sabemos que esta empresa não vai parar de crescer.

 

Leonardo e Mário Petrelli.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #268 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário