Metas! 7 passos para planejar uma carreira de sucesso
O plano de carreira ajuda a pessoa a traçar o que ela deseja para a sua vida profissional, ele potencializa e dá foco às habilidades e aptidões que a pessoa tem que percorrer para conquistar o trabalho ideal.
“Quando você sabe o que quer e para que veio, tudo pode ser utilizado para atingir seus objetivos estabelecidos. É lógico que estratégias às vezes tem que mudar, mas tendo consciência dos seus propósitos, tudo fica mais claro e possível de acontecer”, explica Pedro Paixão, CEO da Ultra Cursos, rede de escolas de ensino profissionalizante.
Pedro destaca sete dicas para construir um plano de carreira de sucesso. Confira:
LEIA TAMBÉM: Expoingá chega aos 50 anos com 11 dias de festa e negócios
Autoconhecimento
Se conhecer e saber quais são as suas habilidades, suas limitações, o que gosta e o que não gosta de fazer, são avaliações fundamentais para que você consiga ingressar numa carreira que lhe traga não apenas o retorno financeiro, mas que ele seja uma consequência de um trabalho que lhe proporciona satisfação. Lembre-se que esse trabalho pode fazer parte da sua vida por muitos anos ou até a sua vida inteira;
Autoavaliação
Quais competências comportamentais e técnicas você tem e quais ainda precisa desenvolver para alcançar seu objetivo? Por exemplo, você sabe que é bom em relacionamento com pessoas e em trabalho em equipe, mas tem dificuldade para focar no trabalho e se concentrar no que faz. Faça uma lista dos seus pontos fortes e daquilo que você sabe que precisa desenvolver, mesmo que não tenha vontade. Para crescer, você precisa se aprimorar e se antecipar às necessidades do cargo que você quer ocupar.
Pesquise
Analise as oportunidades do mercado de trabalho. Além das tradicionais vagas presenciais, desde a pandemia o cenário mudou e há inúmeras possibilidades de trabalhar em casa. Sobretudo se você mora em grandes centros urbanos, fazer essa avaliação pode interferir diretamente em sua qualidade de vida e, consequentemente, no seu rendimento profissional;
Estabeleça metas
Tem um famoso ditado que diz: Quem não sabe o que procura não vê o que acha. Então se você já sabe em qual área deseja atuar, ótimo. Agora é a hora de traçar metas pessoais e profissionais. Qual o seu objetivo neste trabalho? Subir de cargo, aprender mais, ter estabilidade financeira ou a garantia de um emprego estável, juntar dinheiro para fazer um curso complementar ou até mesmo morar fora do país? Ter metas ajudará você a percorrer esse caminho de forma mais assertiva, sem arrependimento futuro;
Educação continuada
O mercado de trabalho se reinventa todos os dias, então é muito importante continuar se aperfeiçoando. Não pare de estudar, tenha esta inquietação de buscar novidades e estar sempre atualizado tanto em sua área como em conhecimentos gerais;
Network
O famoso QI (Quem indica), nunca sai de moda. Conheça pessoas e se relacione com quem faz parte do seu ambiente profissional e possa alavancar a sua carreira. Um outro ditado diz: Quem não é visto não é lembrado. E isso é verdade. É sempre bom estar inserido num grupo de pessoas que vai te indicar ou dar dicas de oportunidades no mercado de trabalho;
Comemore as pequenas vitórias
Aprenda com as pequenas derrotas e atualize o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho. Sempre que você alcançar uma meta, mesmo que seja pequena, faça alguma coisa especial para você.
“Por fim, para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e disciplina. Ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para ajustes de rumo. É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado, mas o importante é não desistir assim que o primeiro obstáculo aparecer. Eles fazem parte do amadurecimento”, finaliza Paixão.