MUNDO VUCA: Você está preparado para ele?
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o mundo VUCA, é o mundo em transformação. A palavra VUCA vem do acrônimo em inglês: volatilidade (volatibility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Surgiu na década de 1990 no ambiente militar, ajudando a lidar com a situação de instabilidade.
O mundo VUCA traz a sensação de que tudo muda com muita rapidez, insere um cenário de insegurança que exige novas posturas profissionais.
Com a crise provocada pela atual pandemia, estamos vivendo com muita força esse cenário. E é preciso preparo das empresas no seu setor de governança para lidar com ele e toda a imprevisibilidade atual. O preparo para isso é essencial para o crescimento.
Veja alguns pilares resistentes a essas mudanças.
PROPÓSITO
A liderança com propósito é um forma de combate à volatilidade, traz senso de direção, permanência e união. A habilidade para modelo de gestão motiva equipes e traz transparência.
O propósito resiste ao tempo e possibilita fluidez. A inovação de produtos e serviços deve seguir esse alinhamento.
VISÃO
A visão lida com a incerteza. O exponencial crescimento das tecnologias e da inovação traz muita imprevisão ao sistema. A visão possibilita traçar uma linha estratégica com análise crítica do mercado, do produto, e das características do público consumidor. E a partir disso, traçar novos caminhos preparados para riscos e possibilidades.
A atenção à necessidade do cliente é primordial, permite uma linha clara de abordagem da equipe. O profissional deve analisar a situação com diferentes perspectivas e ter um pensamento crítico da realidade.
AGILIDADE
É necessário que os profissionais saibam lidar com cenários complexos que mudam com muita rapidez, trabalhando com diferentes pressões. A agilidade e resiliência enxerga a crise de forma otimista e detecta oportunidades de crescimento.
O desenvolvimento de um produto envolve complexidade tendo que lidar com hierarquia, necessidade do cliente, do marketing, tecnologia e logística. Para o trabalho fluir é imperativo investir no trabalho ágil.
COMUNICAÇÃO
Falar a mesma língua. Com o home-office e modelos de trabalho mais flexíveis a necessidade de comunicação clara e alinha com o time é fator primordial e gera segurança para a equipe. Não é possível haver ambiguidade e desunião.
Comunicar-se bem, expondo claramente as ideias, sabendo escutar pessoas de diferentes áreas de
conhecimento ajuda a atravessar os desafios profissionais.
O mundo VUCA é o novo “normal” em um ambiente agressivo, competitivo e veloz. Saiba atravessá-lo sem perder o seu melhor.
Bethânia Gilsoul é empresária, advogada, possui MBA Executivo em Direito e Business Law e é pós-graduada em Direito Administrativo. Foi membro da comissão da OAB e é especialista em startups e propriedade intelectual. Palestrante com notoriedade certificada pelo IBC.