PODER

Mundo da arte celebra 30º aniversário da illy Art Collection nos Jardins Reais, em Veneza

Um brunch em Veneza deu início às celebrações do 30º aniversário da illy Art Collection. Celebridades, artistas, curadores e amantes da arte contemporânea reuniram-se nos Jardins Reais, na Praça de San Marco, e conferiram o design dos 30 anos das xícaras illycaffè idealizadas desde 1992, e que atualmente constituem uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo.

Depois de atravessarem a ponte levadiça que conduz da Praça de San Marco até ao Jardim Real, os convidados entraram em uma estufa especialmente decorada com um motivo bucólico que remete às cores e nuances das icônicas xícaras

Inspirada nos Jardins Reais, a instalação Illy Art Collection recria um jardim em que as xícaras representam flores, e onde a decoração arquitetônica industrial se mistura com a natureza: 459 xícaras desenhadas por 125 artistas internacionais expostas em ordem cronológica decoram uma estrutura fluída, sobre diversas plantas.

Entre os grandes mestres da arte presentes na inauguração da exposição das 114 coleções concebidas por renomados artistas internacionais ao longo dos últimos 30 anos destacam-se: Cecilia Vicuña, que acaba de receber um Leão de Ouro, Cecilia Alemani, curadora da 59ª Exposição Internacional de Arte, o arquiteto e designer Luca Trazzi, Marc Quinn, um dos expoentes mais famosos da jovem arte britânica e o artista conceitual americano Joseph Kosuth. Também estavam presentes os curadores do pavilhão francês da Bienal Arte, Sam Baradouil e Till Fellrath que, juntamente com a presidente da Bienal de Lyon, Isabella Bertolotti, se divertiram no jardim com Helene Donnet e Alexandra Fain, as fundadoras da Asia Now.

O brunch, realizado nos Jardins Reais com vista para a bacia de San Marco, contou ainda com a presença de Anna Cleveland, Yvonne Scio, Marica Pellegrinelli juntamente com William Kouam Djoko, Fiammetta Cicogna e as irmãs Viola e Vera Arrivabene. Andrea Illy junto com sua esposa Elisabetta e suas filhas Jaqueline e Andrea Dominique, mantiveram uma conversa animada com Helen Nonini.

Também estavam presentes no evento, a CEO da illycaffè, Cristina Scocchia, Roberto Cicutto, presidente da Bienal de Arte de Veneza e Adele Re Rebaudengo, presidente da Fundação Venice Gardens.

Até 30 de junho a illy Art Collection decora a estufa dos Jardins Reais.

Deixe um comentário