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Conheça mulheres empreendedoras que estão brilhando com suas marcas

Não é hoje – mesmo – que as mulheres são grandes destaques do mercado de trabalho. Em diversas áreas, as empresárias sempre trazem inovação para seus setores e, claro, um bom serviço para quem consome a marca. 

O Brasil, segundo dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Ao todo, são 52 milhões de empreendedores no país, sendo 30 milhões (57,7%) mulheres. Já entre os microempreendedores individuais (MEI), as mulheres representam 48% do total. A maioria dos segmentos de beleza, moda e alimentação.

Conheça algumas empreendedoras brasileiras que estão brilhando com suas marcas. 

Patrícia Lima

Foto: Divulgação.

Ela acredita na beleza natural e, por isso, foi atrás de criar uma marca que expressasse exatamente isso. A catarinense Patrícia Lima lançou a Simple Organic em 2017, marca nacional de maquiagem vegana, sem gênero, sem teste em animais e orgânica. 

Quase cinco anos depois, a Simple Organic é uma das principais marcas de clean beauty do país. Atualmente, marcou uma nova presença nas passarelas das Fashion Weeks – assim como fez em 2017 no desfile da À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch -, a companhia assinou a beleza da coleção de moda da PatBo na New York Fashion Week, marca brasileira também estreante no evento.  

Emily Ewell e Maria Eduarda Camargo

Foto: Divulgação.

Quem nunca ouviu falar da Pantys está vivendo errado. A marca de calcinhas absorventes criada por Emily Ewell e sua sobrinha Maria Eduarda Camargo tem o propósito de combinar tecnologia, sustentabilidade e design em prol do conforto e da saúde da mulher durante seus ciclos menstruais. As calcinhas têm tecido biodegradável e antimicrobiano com bloqueador de odores, alta capacidade de absorção e durabilidade de dois anos. 

Não satisfeitas, as empresárias inovaram ainda mais e lançaram a primeira cueca menstrual brasileira. O produto é destinado a homens trans e pessoas não binárias. A grade de tamanhos também é bem diversificada, que vai do P ao XXGG. 

Maitê Lourenço 

Foto: Divulgação.

Não foi fácil. Maiyê Lourenço cresceu ouvindo sua mãe dizer que mulheres como elas tinham de fazer algo três vezes melhor do que seria esperado de qualquer pessoa para que houvesse algum reconhecimento.

Formada em psicologia e pós-graduação em neuropsicologia, Maitê fundou a BlackRocks, um hub de inovação e negócios que se propõe a conectar empreendedores negros de startups de tecnologia com potenciais investidores.

Izabella Aurora Suzart

Foto: Divulgação.

Consciência e história, é isso que Izabella Aurora Suzart faz com sua marca, a A-Aurora. A designer carioca produz sapatos em baixa escala, artesanal e com materiais de qualidade e certificados. Além disso, ela também escreve sua própria história por meio de seus designs. 

Izabella também criou os sapatos da estreio de Angela Brito no SPFW N48. Mas, antes disso, também tinha feito os calçados de Isaac Silva, na Casa de Criadores.  

Raquel Virgínia 

Foto: Divulgação.

Cantora da banda As Baías, Raquel Virgínia é empresária do trio desde 2019 e também fundou a Nhaí!, startup que faz projetos de comunicação e consultoria para que marcas consigam fazer a comunicação sobre diversidade de uma maneira mais eficaz.

O objetivo da iniciativa é trazer uma diversidade orgânica, sem estereótipos, e com um discurso inovador. Segundo a empresária, isso é possível quando o projeto é feito por uma equipe diversa, com pessoas transgêro, negras e da periferia, assim como é a Nhaí!

Julia Petit

Foto: Divulgação.

Julia Petit é carta marcada no Brasil – no bom sentido. Começou a trabalhar com publicidade aos 15 anos na empresa de seu pai, o catalão Francesc Petit, ex-sócio-fundador da agência DPZ. Depois, migrou para o marketing e começou a fazer produção de conteúdos digitais. Ali, tornou- se conhecida mostrando seu nome, rosto e cabelos. 

Petit, então, decidiu largar tudo e tirar um ano sabático. No seu retorno, em 2018, entendeu que a próxima tendência seria o cuidado com a pele e, junto aos sócios Márcia Netto e Daniel Wjuniski, criou a Sallve, marca acessível de skincare que é puro sucesso nas redes sociais. 

Giuliana Braide

Foto: Divulgação.

A Hist é uma marca de roupas criada em 2021 por Giuliana Braide. A também diretora criativa abriu a marca para redescobrir as possibilidades da moda nacional, trazendo diferentes olhares por meio do design. A cearense de 24 anos tem uma visão estética influenciada pela sua passagem de cinco anos por Nova York.  

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