1º Mitos&Fatos debateu o futuro do PR com Ratinho Junior e Rafael Greca

1º Mitos&Fatos reuniu Ratinho Junior, Rafael Greca e Vinicius Lummertz para debater o futuro do Paraná

Mitos&Fatos, promovido pela Jovem Pan Curitiba, debateu o futuro do Paraná com nomes de peso

665 0
Compartilhe

A manhã de quinta-feira (29) foi movimentada na FIEP. Nomes de peso se reuniram na casa da indústria para debater o futuro do Paraná no 1º Fórum Mitos&Fatos. O evento, realizado pela Jovem Pan, já aconteceu dez vezes em São Paulo e, pela primeira vez, desembarcou em Curitiba.

Edson Campagnolo, presidente da FIEP, Darci Piana, vice-governador eleito, Ratinho Junior, governador eleito do Paraná, Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, e Leonardo Petrelli no Mitos&Fatos.

A manhã foi dividida em três painéis: infraestrutura, produtividade e agronegócio e turismo.

Confira quem participou dos painéis do Mitos&Fatos

Destacamos alguns momentos do evento, que teve a presença do governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do Ministro do Turismo. Vinícius Lummertz.

Mitos&Fatos: nossos destaques

A serra mais verde de Rafael Greca

O último painel do Mitos&Fatos, sobre turismo, contou com a participação do prefeito de Curitiba, Rafael Greca. O político, além de demonstrar seu amor pela cidade, contou suas ideias para o Natal de Curitiba, que, segundo ele, pode, sim, ser referência e trazer turistas para conhecer o espírito natalino local.

“O turismo é uma estratégia de geração e até de invenção de empregos e de renda”, afirmou o prefeito, que disse já estar alinhado com o futuro governador. “Nós podemos ser a mais escolhida das províncias turísticas do Brasil”, acredita Greca.

Ratinho Junior anuncia novidade!

Ratinho Junior fala no Mitos&Fatos.

Em momento de transição de governo, o governador eleito do Paraná, Ratinho Junior. anunciou a nomeação do deputado Guto Silva para a chefia da Casa Civil. Além da novidade, o futuro comandante do estado focou em suas propostas para o turismo.

Segundo ele, o Paraná conta com um vasto potencial turístico ainda não explorado e já enxerga uma solução para atrair novos turistas: aliar o setor ao esporte. Uma das ideias é uma maratona internacional na região das Cataratas do Iguaçu!

O Paraná é destaque quando o assunto é turismo? O Ministro do Turismo diz que sim!

É claro que Foz do Iguaçu é visto como um ícone do assunto, mas, para Vinícius Lummertz, Curitiba também tem um papel fundamental para o turismo local. “Do ponto de vista do urbanismo, [Curitiba] é um ícone mundial. Então, são dois ícones paranaenses que representam o Brasil. Isso é muito importante em termos de posicionamento”, avalia o Lummertz.

Os Pingos Nos Is

O jornalista Augusto Nunes, que participou do primeiro painel, atribui o sucesso de seu programa, Os Pingos nos Is, à franqueza com que analisa a política. “O Brasil está cansado de hipocrisia”, afirmou o jornalista. Para Nunes, a linguagem usada é o que conquista os paranaenses. Sem o uso de eufemismos e palavras brandas, o sucesso do programa estimula o jornalista a seguir trabalhando de forma direta.

E aí, Paraná?

Para Lummertz, o Mitos&Fatos também poderia se chamar Totens&Tabus. E essas verdades – e medos – que rondam o futuro paranaense foram abordados na manhã. Como destaque dos painéis, estão a necessidade de investir na malha ferroviária, aumentar (mesmo que em pequena quantidade) a privatização para aumentar a competitividade e focar no tripé investimento, segurança e prazo, tudo com o mínimo de regulamentação. “Não dá para jogar futebol sem regras, com duas bolas e três juízes”, apontou Markenson Marques dos Santos, diretor da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR).

In this article


Join the Conversation