PODER

Mercado Arte e Design 2022 representa marco inédito no calendário cultural de São Paulo

O evento retoma o formato presencial em edição comemorativa de dez anos com dinâmica expositiva inédita, ode ao design colecionável, incentivo a talentos em ascensão e novo pavilhão cultural

Após dois anos de hiato, a primeira e maior feira de design colecionável do país inaugura o Pavilhão Pacaembu, novo espaço do complexo em reforma que, além de amplificar o uso esportivo, considera a retomada aos pilares originais do espaço, já reconhecido por funcionar como uma grande arena da cena cultural paulistana. A curadoria de conteúdo e a seleção dos 80 expositores da MADE — Mercado Arte e Design propõem uma reflexão sobre o meio ambiente em um projeto expográfico inédito assinado pelo arquiteto Álvaro Razuk. O evento, que acontece durante a Semana do Meio Ambiente — 1º a 5 de junho de 2022, é realizado concomitantemente à primeira edição da da ArPa, feira de arte comandada pela VIVA Projects – agência cultural liderada por Camilla Barella e Cecilia Tanure, em parceria com a Allegra Pacaembu – concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020. Patrocínio Master do Banco Master e patrocínio da Comgás, Mitsubishi, MOS e Nano Art Market. Hotel oficial, Tivoli Mofarrej.

Com protagonismo de colecionismo, curadoria aprofundada e qualidade de experiência relacionada ao conteúdo apresentado, a MADE seguirá os atuais padrões internacionais de exposição, além de incentivar a aquisição de peças de design por meios digitais durante o evento. “Acreditamos que este é um formato inovador e eficiente para atender o colecionador e mostrar a representatividade nacional e aprofundada a partir da exposição de designers de todos os cantos do Brasil, como Ceará, Bahia, Minas Gerais, Piauí e Santa Catarina, focando na cena contemporânea, mas não esquecendo grandes nomes do mobiliário vintage, como Janete Costa, Sergio Rodrigues e Lina Bardi, entre outros”, defende Waldick Jatobá.

Peças de diferentes épocas, materiais e estilos irão compor dois grandes espaços de exposição com um elemento em comum: processo de produção artesanal e exclusivo. “A ideia é criar uma cenografia similar a um espaço de museu, oferecendo o melhor conforto ao visitante em um formato intimista esteticamente desenvolvido para ressaltar as obras e as histórias por elas contadas, trazendo o tema ambiental como elemento reflexivo”. Com temáticas ambientais relacionadas ao universo criativo do design, a MADE desponta também como plataforma de conteúdo e fomento ao consumo colecionável, além de oferecer visitas educativas e palestras.

A lista de designers presentes corresponde a grandes nomes e estúdios como Atelier BAM Design, Alva Design, André Grippi, CAMAROTTI, Casa Costillas, Danilo Vale, Elaya Design, Est. Felipe Madeira, F. Studio, André Carvalho, Get Lost Studio, Giacomo Tomazzi, Jucá Mobilia, Leandro Garcia, Leon Ades, Luisa Attab, Luisa Attab, Luiza Caldari + T44, Manu Reves Design, o Ebanista, OQ DA CASA, Paulo Goldstein, Sofia Venetucci, Vinicius Siega, YANKATU, Casa na Árvore, LEH Arte, Mel Kawahara, Monica Giannella, PLAYGROUND, Amilcar Oliveira, Studio Pedro Leal, Studio Pedro Galaso, Suka Braga, Estúdio Ambrosio, Todos os Fogos, Estúdio Parrado, Philipe Fonseca, Zebulun, Estudio Dentro, Breve Cerâmica, Time + Alex Rocca, Molu Design, CASCA, Estúdio Prosa, Vermeil, Stephanie Andrade, Junior Brandão, Miriam Loellmann, ARC Studio Volanti.


Serviço

MADE — Mercado Arte e Design | ArPa

Patrocínio Master do Banco Master e patrocínio da Comgás, Mitsubishi, MOS e Nano Art Market. Hotel oficial, Tivoli Mofarrej.

Quando: De 01 a 05 de junho

Preview para convidados: 01 de junho, quarta-feira

Abertura ao público: de 02 a 05 de junho, quinta-feira a domingo

Horário: Quarta-feira a sábado, das 13h às 20h30 | Domingo, das 11h às 18h

Onde: Pavilhão Pacaembu, no Complexo Pacaembu

Endereço: Praças Charles Miller, s/n

Ingressos (com acesso às duas feiras): R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

Classificação: Livre

Deixe um comentário