Marcas e pessoas contra a Covid-19
Desde meados de março, a rotina dos brasileiros foi forçada a se adaptar conforme o avanço do coronavírus. Com isso, viu-se a paralisação de shoppings, academias, clubs e restaurantes, o que levou a um impacto negativo na economia e a uma mudança brusca na rotina de todos. Nesta edição do Social View Especial, nossos colunistas destacam exemplos de marcas expressivas e pessoas que, ao longo do período de isolamento social, tiveram a iniciativa de inovar e colaborar.
Colunista social
Nadyesda Almeida
A Covid-19 está mudando o mundo e as pessoas – e vai mudá-los ainda mais. Infelizmente, muitas empresas vão quebrar, muitas vão se transformar e novas vão surgir. Toda crise traz oportunidades: é a superação em tempos de pande-mia e isolamento social. É um bom momento para refletirmos onde queremos estar, como podemos nos transformar e para onde poderemos ir, transformando incertezas em novas perspectivas.
Usar o tempo de isolamento social para ser criativo e pensar nas questões de inovação se tornou fundamental e necessário.Vale aqui destacar algumas marcas e empresas que estão nesse caminho da reinvenção, afinal, o brasileiro é criativo e forte. E essa força e criatividade estão em seu DNA. Não imaginávamos, por exemplo, ver os buffets de festas fazendo delivery ou take away. Já estão nesse caminho o Nuvem de Coco, a Petit Pop e o chef Celso Freire. Isso sem falar nos restaurantes como o Madero, que envia recados positivos em suas sacolas!
No universo da moda, a Bazaar Fashion, a Animale, a Mixed e a By Rose, por exemplo, intensificaram o delivery. O provador de roupas agora é na casa da cliente. Além disso, lives no Instagram tratam de diversos temas para manter suas clientes conectadas. Enviar lembranças de Páscoa para adoçar a quarentena foi a escolha do ParkShoppingBarigüi. Lives com formadores de opinião foram a escolha do Pátio Batel. As flores que embelezam nossa casa e nossa alma podem ser compradas via WhatsApp.
A Flor do Dia e a Gazebo já adotaram esse formato de venda. E o salão Casa W, que colocou muitos dos produtos para cabelos à venda por drive-thru a preço de custo? São tantos exemplos de superação que falta espaço nesta coluna. Tudo isso é sensacional! É a prova de que, quando se faz necessário, ir atrás e usar a criatividade podem ser ações transformadoras para amenizar a crise. Olho para todos os lados e sinto orgulho de ver essas iniciativas.
Colunista social
Felipe Casas
Saudades de uma Bud e uma Stella na festinha, né? Pois é, por conta do momento que vivemos, a distribuidora oficial das nossas cervejas favoritas, a AMBEV, tem ajudado muitas pessoas. A marca decidiu produzir 500 mil unidades de garrafas de álcool gel na cervejaria localizada em Piraí (RJ).
O Burger King Brasil – franqueado das redes Burger King e Popeyes no país – anunciou que doaria parte de sua receita líquida de qualquer lanche vendido nos restaurantes de fast-food em março para o SUS (Sistema Único de Saúde). A pergunta é: será que é correto doar ao setor público? Em meio a esse momento, em que todos começaram a praticar exercícios em casa, a Nike – mesmo com todas as suas lojas fechadas no mundo – doou mais de US$ 15 milhões, sendo que cerca de US$ 10 milhões teve como fonte direta a conta pessoal do diretor e cofundador Phil Knight e de sua esposa.
Nossos queridos cantores, que ajudaram a animar nossos lares nos últimos meses, também fizeram a parte deles. Além das doações que arrecadaram por meio do PicPay, eles doaram quantias expressivas em dinheiro. Gusttavo Lima, por exemplo, doou mais de R$ 500 mil a famílias que vivem em lixões. Grandes cantoras mundiais também tomaram uma iniciativa. Rihanna doou cerca de US$ 5 milhões por meio de sua ONG, a Clara Lionel, com foco principal em alimentação e comunidades de risco.
Ver as pessoas sensibilizando-se com a causa e querendo o bem geral me faz lembrar que ainda existem pessoas boas espalhadas por aí. E você? Já fez suas colaborações nesse momento delicado em que vivemos?
Colunista social
Marcos Slaviero
Lembro-me como se fosse ontem quando vi a @alinemaiadance no Instagram de uma amiga e peguei o telefone para agendar uma aula. Ela não foi muito receptiva quando falei em aula particular – acho que não era a “praia” dela. Mas fiz a primeira aula e já amei. Fechei três vezes na semana. Ela achou tudo meio esquisito, mas topou e, aos poucos, nossa amizade foi crescendo. Conforme fui postando as minhas aulas no @on.thelist, novos alunos particulares foram surgindo, assim como novas ideias e muita sintonia! Até resolvemos fazer nosso primeiro aulão, que lançamos sem nem mesmo ter um espaço físico. A aceitação foi maravilhosa e, graças a Deus, o Studio Pilates Batel nos emprestou uma sala. A aula foi um sucesso!
Depois disso, a Lu, proprietária do lugar, convidou a Aline para abrir uma turma lá. Hoje, ela tem seis turmas, mais os alunos particulares, além de outras turmas em outras escolas. Com a Covid-19, tudo para a Aline parou! Tanto as aulas no Studio quanto as aulas particulares. Ela, que é ligada no 220V e não tem outra fonte de renda, precisou se reinventar: lançou aulas online por R$ 59,90 ao mês. São duas aulas por semana mais duas bônus aos sábados. Para dar exclusividade aos alunos online, ela fez um Instagram só para eles.
As aulas são sempre às 19h, ao vivo, e ficam disponíveis por 24 horas para quem perdeu. No dia seguinte, ela ainda posta nesse mesmo perfil um IGTV com o tutorial da coreografia, que nunca sai do ar, então você pode dançar sempre que quiser! Para mais informações, acesse o @alinemaiadance.
Colunista Social
Roberta Busato
Olá, pessoal, tudo bem? Mais uma coluna escrita neste momento tão delicado! Mas, hoje, vamos falar de superação! Tão bom ver que, diante da crise, muitas pessoas estão dando a volta por cima e sendo ainda mais criativas, né? Muitas pessoas estão se reinventando e descobrindo qualidades ainda melhores. É o que eu sempre falo: o importante é não desistir!
Hoje, eu vou falar de uma marca, a Gabriela Brasil, uma loja multimarcas que está há anos no mercado curitibano, com a qual já fiz eventos como relações públicas e que está sempre presente no 2GET SALE. Agora, além da loja, que está à disposição das clientes com o delivery da coleção, ela começou a confeccionar máscaras de excelente qualidade e ainda com um diferencial: elas têm espaço para colocar um refil de segurança, podendo ser papel toalha ou coador de café. Assim, a durabilidade chega a até oito horas. Você só precisa trocar o refil.
Com criatividade e design, ainda é possível escolher as estampas e bordar as suas iniciais ou a logo da sua empresa. Assim, a marca continua em evidência, auxilia as costureiras, que estavam quase sem trabalho e nos protege da Covid-19.
Colunista social
Wilson de Araújo Bueno
Ex-presidente da BPW, Associação de Mulheres de Negócios de Curitiba, Maria Angela Tassi, sempre atenta à realidade social, conduz-se em doação e apoio. Em casa por conta do coronavírus, expande-se com o teclado – mantém-se em dia com os contatos online e as redes sociais, inteirada com o mundo e mais íntima da cozinha, trazendo os sabores ibéricos para a satisfação de sua família. Artista plástica, de realce nas artes paranaenses, Tassi reinventa-se com a pintura em cerâmica, cujas peças estarão disponibilizadas nas lojas #CuritibaSuaLinda, a convite dos amigos Margarita Sansone e Rafael Greca.
Vivenciando a fé cristã, vê o momento como de reflexão, de constatação, reiterando o quão importante é a valorização do ser humano, o amor e o congraçamento, partindo da família, que é o âmago do bem-estar.
“Muitas pessoas estão se reinventando e descobrindo qualidades ainda melhores. É o que eu sempre falo: o importante é não desistir!” – Roberta Busato
*Coluna originalmente publicada na edição #236 da revista TOPVIEW.