Luxo local em ascensão: o reconhecimento internacional e o desafio de conquistar consumidores locais
Em junho deste ano, lojas e quiosques da Havaianas pararam três grandes shoppings de São Paulo por conta de compradores ávidos em adquirir pelo menos um modelo dos quatro desenvolvidos para a coleção em colaboração com a marca italiana Dolce&Gabbana. Com detalhes que acompanham a assinatura dos produtos da marca de luxo, como acabamento de veludo nas tiras e logotipos metálicos, as sandálias foram vendidas por R$349,90.
Parte do frisson gerado com a visita relâmpago de Beyoncé ao Brasil, no final de 2023, foi o look que a cantora escolheu para o evento: calça, jaqueta e top jeans com pedrarias da marca brasileira PatBo, que, recentemente, tinham sido desfilados em Nova York. Somadas, as peças custam em torno de R$ 17 mil. “Ela desembarcou de PatBo!!! Acho que esse ano meu coração não aguenta mais hahahah”, escreveu a estilista Patricia Bonaldi em sua conta no Instagram.
Os exemplos de marcas nacionais que encontraram reconhecimento do seu valor fora do país não param por aí. A marca brasileira de chocolates Dengo abriu, em abril de 2023, a primeira loja internacional, em Paris. Neste ano, foi a vez da Granado expandir seu plano de internacionalização, com a sua primeira loja nos Estados Unidos, na Madison Avenue, em Nova York, além do e-commerce no país. A marca tem mais de 90 lojas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, incluindo países como França, Portugal e Reino Unido.
*Para continuar lendo esta matéria gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.