Jovem curitibano transformou o negócio da família e mergulha em novas empreitadas - TOPVIEW

Jovem curitibano transformou o negócio da família e mergulha em novas empreitadas

Desde 2017, Afonso Braga Neto começou a empreender e surge com ideias para abraçar o mercado em várias áreas.

Compartilhe

Um bom negócio nem sempre precisa nascer de uma ideia original de primeira. Muitas vezes, basta jogar com senso de oportunidade e a vontade de empreender. Assim foi com Afonso Braga Neto, 31 anos, que em 2017, como primogênito e em homenagem à tradição do café na família e a seu avô “Barão do café”, criou a Il Baroni, marca que, dentre outros produtos, é especializada em cafés gourmets.

O jovem que morou a sua juventude no Uruguai, fez faculdade nos Estados Unidos e hoje reside na capital em que nasceu, Curitiba, leva um novo conceito de empreendedorismo para o mercado. Afonso carrega uma versatilidade para todos os negócios que gerencia.

Em 2020, ele reestruturou a Il Barone e acrescentou em sua essência um novo conceito para a marca, trazendo uma carta variada e exclusiva de vinhos nacionais e internacionais com o preço atrativo para o mercado brasileiro. “Também estou desenvolvendo o serviço de catering dentro da marca, para levar aos curitibanos toda uma contextualização da marca. Além disso, acrescentei o conceito de Coffee Break para eventos corporativos e privados, incluindo um menu de antepasto único”, conta.

Para utilizar todos os espaços que estão em suas mãos, Afonso teve a ideia de repaginar um espaço da fábrica que estava desativada, criou mais um negócio, a SPOT 105, casa de festas com um novo olhar para este pós-pandemia, com uma área ampla e aberta para receber o público em diversos tipos de eventos, como casamentos, 15 anos e outros. “Consegui elaborar uma área em um ponto muito bem localizado na cidade de Curitiba, com um espaço totalmente modernista e também com muita natureza, bastante arborizado”. A previsão de inauguração é para o primeiro trimestre de 2021, seguindo as normas previstas pelo governo do estado.

Afonso tem uma visão ampla para o mercado, com a marca de café e o espaço de festas, mas além disso,  está à frente da Be Fresh Blends, focada em produtos funcionais, que nasceu após as suas vivências e viagens em outros países, com muita pesquisa dentro de diversas culturas e estilos de vida. Em uma de suas viagens, conheceu a cantora e influenciadora Gabi Luthai e juntos pensaram em algo que revolucionaria o conceito de estilo de vida prático e saudável em nosso país.

“Desde o desenvolvimento da marca, a ideia foi trazer culturas de outros lugares e países, mas sempre com a ideia de integrar no dia a dia dos brasileiros. Os produtos já lançados e os que estão por vir, criamos para serem usados nas nossas próprias rotinas; ao acordar, com o desjejum com o Fresh Burner Coffee, quando vou treinar uso o Fresh Burner e até mesmo no momento de dormir, que uso o CrioFresh”, explica.

Como empreendedor, ele considera importante colocar o seu foco e inteligência em conceitos que você acredita de verdade. “Uma vez que você se torna empreendedor, nunca mais quer voltar ao passo atrás de ser apenas um funcionário. A cada projeto que eu idealizo e que vou atrás, vejo ele sendo concretizado e as pessoas que dependem desses negócios, fazendo tudo com gosto, isso me realiza”, finaliza o jovem.

In this article

Join the Conversation