Jeff Bezos deixa cargo de CEO da Amazon
Jeff Bezos, que fundou a Amazon como uma livraria online e a transformou em um gigante de compras e entretenimento, deixará o cargo de CEO neste ano, função que teve por quase 30 anos, para se tornar presidente executivo, anunciou a empresa na terça-feira (2). Bezos, 57, será substituído por Andy Jassy.
Em uma carta direcionada aos funcionários da empresa, Bezos disse que planeja se concentrar em novos projetos e nas primeiras iniciativas em desenvolvimento na Amazon. Ele disse que terá mais tempo para projetos paralelos, incluindo sua empresa de exploração espacial Blue Origin, suas iniciativas filantrópicas e supervisionar o The Washington Post, que é de sua propriedade desde 2013.
Jeff Bezos fundou a Amazon em 1994. Atualmente, ela é uma das maiores empresas do mundo e opera empreendimentos em streaming, entretenimento, suprimentos, entregas e outros. Segundo a Forbes, a fortuna do CEO é avaliada em US$ 196,4 bilhões e Bezos foi considerado nos 3 últimos anos a pessoa mais rica do mundo pela Forbes. Neste ano, no ranking da Bloomberg, o atual CEO da Amazon perdeu o posto de mais rico do planeta para Elon Musk, da Tesla, em janeiro.
Enquanto Bezos conquistou fama não só pelo sucesso à frente da empresa que fundou, mas também por ter se tornado o homem mais rico do mundo, Andy Jassy, o novo CEO, já tinha papel fundamental na gigante da tecnologia, mesmo sendo pouco visto na mídia.
Na Amazon desde 1997, ele é quem comanda, desde o início, o Amazon Web Services (AWS), a importante divisão de serviços de armazenamento e processamento de dados da empresa que gera mais lucro que a loja. O empresário substitui Bezos após o terceiro trimestre de 2021.
(Via: The Washington Post, G1 e Forbes)