PODER

Homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, conclui com sucesso viagem ao espaço; veja fotos

O homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, decolou nesta terça-feira (20), às 10h12 para sua primeira – e breve – viagem espacial. O bilionário estava a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial. O voo suborbital pretende ser histórico e marca o início de uma nova era no turismo espacial comercial privado.

O empresário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais: foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço. Abordo do foguete New Shepard estava o irmão do bilionário, Mark Bezos, a piloto de avião Wally Funk, de 82 anos – que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço – e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos – o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso. Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin esteve na aeronave, que fez um voo autônomo.

O voo durou cerca de 10 minutos e 20 segundos. Depois que a cápsula se separou do impulsionador, a tripulação deve ter se desafivelado por alguns minutos sem gravidade. Em seguida, a cápsula retornou à Terra com paraquedas, usando um sistema retro-thrust de última geração que expeliu uma “almofada de ar” para um pouso suave no deserto do Texas. Após pousar no solo do deserto antes de sair, Bezos fez um sinal com o polegar para cima, de dentro da cápsula, usando um chapéu de cowboy e um traje de vôo azul.

A missão é parte de uma batalha competitiva feroz entre a Blue Origin, de Bezos, e a Virgin Galactic, do também bilionário Branson, para explorar um mercado de turismo espacial potencialmente lucrativo que o banco suíço UBS estima que valerá 3 bilhões de dólares anualmente em uma década.

Após o voo, Bezos ainda agradeceu aos clientes da Amazon – a empresa que fundou.

“Agradeço a cada funcionário da Amazon, a cada cliente. Vocês pagaram por isto tudo aqui”, disse em uma entrevista após a viagem.

Deixe um comentário