Funeral Real do Príncipe Philip acontece neste sábado (17); confira os detalhes
O Príncipe Philip faleceu aos 99 anos na última sexta (9) e o seu funeral acontece neste sábado (17). O serviço do Duque de Edimburgo terá uma aparência um pouco diferente do pretendido originalmente devido à pandemia do coronavírus, restringindo o número de pessoas que podem se reunir em ambientes fechados. Por conta disso, os principais membros da família real comparecerão ao funeral – incluindo o príncipe Harry, que veio da Califórnia – e será transmitido ao vivo.
LEIA TAMBÉM: Príncipe Philip morre dois meses antes de completar 100 anos; conheça sua história
Abaixo estão todos os detalhes sobre o funeral do Príncipe Philip que foram compartilhados com o público, veja:
O funeral do Príncipe Philip é neste sábado (17), às 15h
O Palácio de Buckingham revelou detalhes completos sobre o funeral real cerimonial do Duque de Edimburgo em seu site. Uma breve análise é a seguinte:
- O funeral será no sábado, dia 17 de abril de 2021, às 15h00 no horário oficial do Reino Unido e 11h00 no horário oficial de Brasília. Na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor.
- Haverá um minuto de silêncio às 15h00 (11h00 – BR) no início da cerimônia.
- O funeral será precedido por uma procissão cerimonial dentro do recinto do Castelo de Windsor. Membros da família real caminharão atrás do caixão do Príncipe Philip durante esta procissão.
- O serviço religioso contará com a presença de membros da família real que eram próximos ao Príncipe Philip, bem como seu Secretário Particular (obs: não mais do que 30 pessoas estarão presentes devido às restrições do coronavírus).
De acordo com o The Sun, amigos próximos do Príncipe Philip, bem como membros da Família Real que não podem comparecer ao serviço, receberão “detalhes de login para assistir à cerimônia online“. Pensa-se que este stream privado será o mesmo que está programado para ir ao ar na BBC e ITV às 15:00 (11h00 – BR) – apenas ao vivo, sem comentários.
Príncipe Harry e Príncipe William não caminharão juntos na procissão
People relatou que Harry e Will estão programados para caminhar na primeira procissão como planejado… mas seu primo, Peter Philips (o filho da princesa Anne) estará andando entre eles. Quanto à segunda procissão de entrada na capela, William irá caminhar com Peter. Harry vai andar logo atrás de William com David Armstrong-Jones (filho da princesa Margaret). Harry e William também se sentarão separados durante o serviço, com Antony Armstrong Jones (conde de Snowdown) sentado entre eles.
Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse à agência que mudar a ordem da procissão foi uma “mudança prática, em vez de enviar um sinal”, acrescentando que “este é um funeral e não seremos atraídos por percepções dramáticas. Os arranjos foram feitos e representam os desejos de Sua Majestade. “
Os Pares Oficiais na procissão, de frente para trás, são:
- Princesa Anne e Príncipe Charles
- Príncipe Edward e Príncipe Andrew
- Príncipe Harry, Peter Philips e Príncipe William
- Marido da Princesa Anne, o Vice-Almirante Sir Tim Lawrence e Antony Armstrong Jones
- Os queridos governantes do Palácio, que estarão carregando seu caixão em um Land Rover que Philip projetou antes de sua morte
- Rainha Elizabeth e uma dama de companhia, que chegará em seu Bentley oficial
Esta é a primeira vez que o Príncipe Harry vê a realeza em um ano
Por causa da pandemia de coronavírus, o Príncipe Harry – que chegou ao Reino Unido no domingo, 11 de abril – não voltou para casa desde março de 2020. O qual ainda não viu sua família desde sua entrevista bombástica com Oprah, durante a qual o casal se abriu sobre o racismo, o bullying e a falta de compaixão que enfrentaram durante o tempo que viveram entre a realeza na Inglaterra.
A entrevista causou repercussões significativas na família real, mas muitos esperam que a realeza consiga deixar de lado suas diferenças durante esse período emocional. Uma fonte disse anteriormente ao The Mirror que Harry havia falado com seu pai, o Príncipe Charles, antes do funeral, e que ele estava “unido no luto” ao resto da Família Real.
Meghan Markle não estará presente
A Duquesa de Sussex, que está grávida de seu segundo filho, não comparecerá ao funeral do Príncipe Philip a conselho de seu médico. Um porta-voz do Palácio de Buckingham confirmou isso na seguinte declaração:
“O Duque de Sussex está planejando comparecer. A Duquesa de Sussex foi aconselhada por seu médico a não viajar. Portanto, somente o Duque estará presente.”
Dito isso, Meghan teria falado com a Rainha para expressar sua solidariedade sobre o falecimento do Príncipe Philip.
Os filhos do Príncipe William e Kate Middleton provavelmente não comparecerão
Além das restrições ao número de pessoas permitidas no funeral, os filhos do príncipe William e Kate Middleton são considerados jovens demais para comparecer à cerimônia do trisavô. Além disso, a ex-esposa do Príncipe Andrew, Sarah Ferguson (também conhecida como Princesa Eugenie e mãe da Princesa Beatrice), também não deve comparecer.
Houve uma mudança de roupa sem precedentes
A realeza não estará vestida com uniforme militar no funeral – uma decisão que vem em meio à preocupação de que o Príncipe Harry seria a única pessoa em um terno por ter sido despojado de seus títulos militares honorários.
De acordo com o Daily Mail, os cortesãos têm sido “atormentados pela preocupação” de que Harry seja o estranho, e a própria Rainha tomou a decisão sem precedentes de fazer com que toda a família deixasse de usar o uniforme militar. O ITV relata que essa decisão ajudaria a evitar “constrangimento”.
(Via: Cosmopolitan)