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Fintech curitibana participa de ação com outras startups para ajudar comunidades carentes

A Juno se une com várias startups paranaenses em prol do bem na campanha de arrecadação #ajudedecasa

O atual cenário de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19 tem afetado a renda e a vida de muitas famílias, especialmente as que dispõem de poucos recursos no dia a dia. Diante desta situação, a Juno, juntamente com outras nove startups paranaenses, uniu forças para ajudar comunidades carentes na capital paranaense.

A campanha de arrecadação batizada de #ajudedecasa tem por objetivo beneficiar duas instituições de caridade que tomaram frente na distribuição de alimentos e produtos de limpeza para pessoas em situação de vulnerabilidade na região da Grande Curitiba: o Grupo Dignidade e a empresa social Youngers. Nesta segunda ação social que as startups promovem em conjunto, a mecânica de arrecadações consiste em uma página na internet que qualquer pessoa pode acessar e escolher uma das instituições para doar um valor predeterminado. O método de pagamento pode ser por cartão ou boleto bancário. Além da Juno, a iniciativa conta com a participação das empresas de tecnologia EBANX, Bcredi, Contabilizei, HeroSpark, James, Olist, Pipefy, MadeiraMadeira e Rentcars.com.C.

Apoio das instituições às comunidades sem renda

O Grupo Dignidade, foi criado com o objetivo inicial de promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas LGBTQI+, mas também está focado em atender às necessidades da comunidade sem renda. A diretora do grupo, Rafaelly Wiest conta que a crise pela Covid-19 começou a impactar desde os primeiros dias. “Já na primeira semana recebemos pedidos de ajuda para alimentação, higiene e despesas como luz e água”, conta.

A mobilização da ONG teve início assim que as medidas de distanciamento social começaram a ser adotadas, impactando a grande parte da comunidade atendida que trabalhava informalmente. Até o momento, mais de 200 pessoas já foram impactadas pelas doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza.

“A gente sabe como é complicado passar por esse período de incerteza com a renda comprometida e colocamos essa empatia em movimento. Colocamos de pé a parceria com instituições que já conhecemos, enquanto mantemos o home office, cuidando da saúde das pessoas. Juntos, podemos causar um impacto positivo em comunidades de Curitiba, sem sair de casa.”, afirma Camila Carbornar, Analista de Endomarketing da Juno.

A Youngers, instituição focada em promover cursos para gerar empregabilidade em comunidades carentes, também mudou seu foco de atuação após a pandemia. Ao mapear as diferentes necessidades de cada família dentro da comunidade diante da falta de renda provocada pelo distanciamento social, o grupo criou um “vale-quarentena”, com o qual cada família pode realizar uma compra em um dos mercados que fazem parte do programa. “Queremos dar um pouco de autonomia para as pessoas escolherem o que precisam. Elas recebem um vale e trocam por produtos diretamente nos mercadinhos do bairro, e a Youngers paga o mercado”, explica Geovana Conti, fundadora da instituição. 

A arrecadação de doações

Para a campanha #ajudedecasa, o grupo de startups elaborou a plataforma que segue uma lógica de loja online, onde os produtos a serem “comprados” são as quantias a serem doadas para cada instituição. O valor das doações será repassado integralmente às duas instituições, uma vez que não será aplicada a taxa de processamento das transações na plataforma.

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